sábado, 23 de julho de 2011

Vila de Serra Pelada foi tranquila na quinta-feira

Fotos: Waldyr Silva

Ameaçada de ser invadida por milhares de garimpeiros oriundos de outros municípios e estados, na última quinta-feira (21), por ocasião do Dia Nacional do Garimpeiro, a vila de Serra Pelada foi tranquila naquele dia, com movimentação normal de sua população.

Avisada de que supostos garimpeiros vindos de outras localidades estariam se reunindo na vila para ocupar as instalações do projeto de exploração de ouro que está sendo deslanchado pela empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), associação da Colossus Minerals Inc com a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), a direção do consórcio paralisou seus serviços na última quarta-feira (20), por motivo de segurança, dispensando todos os operários da obra.

Em nota distribuída à imprensa, a SPCDM dizia desconhecer os motivos da suposta mobilização dos garimpeiros e informava que continuaria empenhada nas suas atividades de construção do projeto e sua futura operação, de acordo com os compromissos assumidos perante seus parceiros, comunidade, funcionários e autoridades regulamentadoras para que os cronogramas e objetivos estabelecidos sejam atingidos dentro das condições contratadas.

“A empresa declara seu profundo repúdio a este tipo de ameaça velada, razão pela qual foi forçada a evacuar seus colaboradores que se encontravam em franca atividade no cumprimento de seus deveres, visando preservar a integridade física dos mesmos”, diz trecho da nota.

A reportagem do CORREIO DO TOCANTINS esteve em Serra Pelada na manhã da última quinta-feira (21) e verificou a tranquilidade da vila, sem nenhuma alteração no quotidiano da população do lugarejo.

Temendo alguma violência por conta de alguns garimpeiros mais afoitos, caso se confirmasse a manifestação anunciada, uma guarnição do Grupo Tático da Polícia Militar foi deslocada para a vila, mas presenciou normalidade no antigo garimpo. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: