quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ex-secretário de Finanças se surpreende com crescimento de Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva

Sempre distante e avesso à badalação da mídia, o empresário e cirurgião plástico Welney Lopes de Carvalho, ex-secretário municipal de Finanças nos governos da então prefeita Bel Mesquita, recebeu na última segunda-feira (4), em seu escritório na TV Norte Carajás (TV Record), em Parauapebas, uma equipe de reportagem da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS, quando na oportunidade falou sobre negócios, política, comunicação, crescimento do município e Estado de Carajás.

CRESCIMENTO
Sobre crescimento de Parauapebas, o ex-secretário diz que, por mais que se esperasse isso, está muito surpreso com o crescimento vertiginoso da cidade nestes últimos quatro anos. “Lamentavelmente, o poder público não está acompanhando a velocidade desse crescimento, pois há falta de planejamento estruturante para a cidade”, alfineta.

O empresário observa que a iniciativa privada tem investido pesadamente na economia do município, cerca de dez vezes mais que a prefeitura. Prova disso é a implantação do primeiro shopping center no interior do estado.

“Acredito que até os próprios investidores do shopping se surpreenderam com o empreendimento, que com apenas 30% de suas lojas funcionando já não há mais espaço para estacionar veículos nas 800 vagas disponibilizadas no estacionamento”, destaca Welney Carvalho.

NEGÓCIOS
Falando de negócios, o cirurgião plástico revela que há seis anos ele desativou sua clínica de cirurgia plástica que tinha em Goiânia (GO), para cuidar mais efetivamente da Brasil Online, empresa educacional que implanta inovação tecnológica na sala de aula como ferramenta de apoio tanto para o aluno como para o professor.

Segundo explicou o ex-secretário de Finanças, a empresa Brasil Online é uma das maiores distribuidoras de lousas digitais no Brasil, além da produção de conteúdo pedagógico. A empresa tem negócios nos estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, Bahia, Paraná e na cidade de São João do Meriti (RJ). No Pará, atende às prefeituras de Marabá e Tucuruí.

COMUNICAÇÃO
Com relação ao setor de comunicação, o empresário responde que em Parauapebas é dono da TV Norte Carajás (TV Record), que atualmente está terceirizada para a agência Planet Comunicação, pois ele continua apostando na região.

Brevemente, Welney Carvalho deve inaugurar a primeira emissora de rádio comercial na cidade. “Nesta semana, fechei um negócio para instalar outras dez emissoras de rádio nos municípios de Parauapebas, Marabá, Altamira, Santarém e Rondon do Pará”, explica.

POLÍTICA
Instado a fazer um panorama da política local, o ex-secretário garante que, ao contrário do que pregam por aí, o PMDB tem pré-candidato a prefeito desta cidade nas eleições do ano que vem, que se chama Bel Mesquita.

“Minha presença mais frequente em Parauapebas é para manter contatos com lideranças locais e formar um grupo coeso para trabalhar o nome de Bel Mesquita, que promete entrar na campanha muito forte, com reais chances de ser reeleita prefeita desta cidade”, enfatiza.

Ele diz que está trabalhando para isto, a exemplo de campanhas anteriores, comprometendo-se com Bel Mesquita para ajudá-la na coordenação, na articulação e financeiramente. “Caso ela seja eleita e me convide para participar do governo dela, não vou aceitar, pois tenho outros negócios para administrar”, garante.

Além Parauapebas, Welney conta que foi sondado também para apoiar a campanha política no ano que vem nos municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás, Marabá, Tucuruí e Conceição do Araguaia.

Welney Lopes de Carvalho aproveitou para informar que partir de 15 de agosto a ex-prefeita vai estrear um programa na TV Norte Carajás, um bate-papo com as pessoas desta cidade e políticos de Brasília, onde o programa deve ser gravado. “É preciso mostrar para cerca de 50% da população que não conhece Bel o que ela fez de bom neste município”, sublinha.

ESTADO DE CARAJÁS
A respeito do movimento de criação do Estado de Carajás, o empresário respondeu que torce para que a população diga ‘sim’ no plebiscito do dia 11 de dezembro, “pois o descaso do Governo do Estado para esta região com relação a infraestrutura, como energia elétrica, estrada, educação, segurança pública e saúde, é uma vergonha”.

Ele informou que nesta semana estaria se reunindo em Marabá com o economista Célio Costa, autor do estudo de viabilidade socioeconômica do novo estado, para ver em que ele pode colaborar com o movimento emancipatório da região. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: