sábado, 9 de julho de 2011

Oficina de capacitação em produção audiovisual

Participantes da oficina

Paulo Fehlauer

Ivan Oliveira
Iniciado na última quinta-feira (7), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), encerra neste domingo (10) o projeto de capacitação audiovisual, uma oficina que repassa aos participantes técnicas sobre filmagem, escolha de ambiente, edição de imagens, produção de entrevistas, entre outras orientações sobre o tema.

A oficina está sendo ministrada por Paulo Fehlauer, do Coletivo Garapa, de São Paulo, e é realizada por Barba, Cabelo e Bigode Produções, de Belém, com patrocínio da operadora Vivo e apoio de Labirinto Cinema Clube, de Parauapebas.

A capacitação audiovisual tem como público-alvo profissionais de Parauapebas que trabalham com filmagens, fotografias, edição de imagens, produção de peças publicitárias para internet, além de pessoas curiosas em conhecer técnicas referentes ao uso de câmeras fotográficas e de filmagens.

Ouvido pela reportagem, Paulo Fehlauer explica que os participantes da oficina, denominada “Experiência multimídia”, vão se atualizar até este domingo (10) sobre as novidades que a produção digital está levando para o setor de comunicação, com destaque para os vídeos e fotos, numa linguagem de documentário.

“Durante a oficina, os participantes estão sendo estimulados a produzir três vídeos de 3 a 4 minutos de entrevista com temas à escolha, cujo material vai ser postado no site do YouTube para consultas posteriores”, informa o ministrante do curso.

Segundo Paulo Fehlauer, o projeto Curta em Circuito já ministrou a oficina de audiovisual em Marabá, agora em Parauapebas, depois vai a Santarém, em seguida a Manaus (AM) e volta para Belém.

De acordo com André Morbach, da Barba, Cabelo e Bigode Produções, a ideia em expandir o projeto Curta em Circuito ao interior do estado e a outras cidades da Amazônia visa tirar o foco central das capitais, uma vez que esse tipo de cultura tem maior atuação nos grandes centros.

Para o coordenador de Labirinto Cinema Clube, Ivan Oliveira, é muito importante que os participantes da oficina aproveitem ao máximo os ensinamentos propostos na oficina, com o intuito de aprimorar cada vez mais seus conhecimentos a cerca do assunto, tão badalado na atualidade. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: