O peso da redação vem aumentando nos ambientes de trabalho, que requer a produção de textos profissionais como relatórios, memorandos e propostas comerciais. Além de experiência e de qualificações curriculares, as entrevistas de emprego nas empresas têm tido como frequente critério a exigência da redação.
1º - Tenha cuidado com a gramáticaMuitos acreditam que não cometer erros de português já é o suficiente para um bom texto. Se você pensa assim, saiba que está enganado: isso não é uma meta e sim um pressuposto. É necessário saber acentuar, concordar corretamente os verbos e demonstrar habilidade com conectivos e pronomes. Deve-se evitar expressões como “eu acho” e “quem sabe”, pois transmitem ideia de dúvida, perdendo a credibilidade. É preciso usar linguagem simples e, para tudo isso, é necessária uma dose diária de leitura.
2º - Saiba cercar-se de fontes
Um bom texto, muitas vezes, vem a partir de outros. Textos de apoio podem nos ajudar a redigir uma redação. Mas é necessário fazer isso com sabedoria e esses textos devem ser usados como referência para encaminhar o próprio texto.
3º - Tenha um raciocínio lógico
É necessário apresentar ideias que permitam ao leitor a compreensão do que se pretendeu escrever. Cabe ao redator dar um caminho ao raciocínio e criar um sentido que possa responder qualquer lacuna que o leitor tenha ao ler. A narrativa de uma entrevista de trabalho, numa seleção de emprego, por exemplo, com um tema livre, pode dispor de apresentação, trama e desfecho. É preciso que os parágrafos estejam em ordem para que a leitura seja clara. Um bom vocabulário é outro fator importante na composição do raciocínio.
4º - Concilie tema e proposta
Buscar sempre a sensatez e evitar o radicalismo e pontos polêmicos é importante em um bom texto, mas defenda a sua opinião. Leia atentamente a proposta, avalie os conceitos e argumentos. É bom lembrar que, dependendo do assunto, é necessário ter bom senso de observação aguçado e levar o redator a relações intertextuais dinâmicas e até mesmo complexas.
5º - Recorra aos esboços
Os textos que não têm um projeto prévio são os que estão mais suscetíveis a erros. Sempre faça um esboço do que terá em seu texto levando em consideração quem o lerá. Sempre pense na ideia que será defendida, busque argumentações para sustentar a tese defendida. A conclusão pode ser projetada desde o início para que o redator imagine quando e como terminar o texto. Planejamento textual é fundamental.
6º - Seja sempre coerente
A boa redação prima pela coerência; não pode conter generalizações nem considerações sem fundamentação. Uniformidade é a palavra-chave. A coerência diz respeito ao modo como as ideias e fatos são dispostos no texto. Seja sempre objetivo. Ao produzir uma redação em uma seleção de emprego, se o tema for livre, convém falar de carreira, da profissão ou algo sobre a atualidade.
7º - Evite fórmulas
Não existe uma fórmula para produzir um texto. Existem técnicas para a produção do texto e devem ser bem empregadas com sentido. É preciso evitar o uso de frases de efeito, pois tendem a permitir interpretações apressadas. Evite usar termos em inglês, pois corre-se o risco desnecessário de errar a grafia ou de encontrar um leitor ressabiado pelos estrangeirismos. Não decore trechos de obras e menções históricas. O caminho para uma adequação inteligente desses recursos é o exercício.
8º - Desenvolva um estilo próprio
O texto deve ter características e estilo do redator. A argumentação pode ser desenvolvida de duas maneiras: usando um tom mais ponderado, focado na discussão de um assunto mais sério e sem espaço para o humor ou de maneira mais espontânea e solta. O redator pode mudar o estilo, dependendo do assunto.
9º - Estruture os parágrafos
Evite parágrafos muito longos, pois podem se tornar maçantes. O cuidado com os parágrafos deve ser um cuidado permanente: eles devem ser equilibrados, nem longos nem curtos, exprimindo ideias de forma lógica e competente. Não há um número limite de parágrafos, mas seja coerente e pense no seu leitor.
10º - Enriqueça seu repertório
Leitura diária, manter-se informado e atualizado são essenciais para enriquecer seu repertório. É necessário conhecer sobre o assunto que vai redigir. Arriscar-se a falar sobre algo desconhecido pode ser um tiro no pé. Um leitor mais informado descobrirá facilmente a sua falta de conhecimento. Na dúvida, é melhor se guiar por informações que já conheça e que domine. (Juliana Bortolai; fonte: Revista Língua Portuguesa)
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