terça-feira, 26 de julho de 2011

Parauapebense é campeão de xadrez no Maranhão

Fotos: Deicharles Damascena
Já se encontra em Parauapebas, sua cidade natal, o enxadrista Adriano de Jesus Cunha, membro da Associação Cultural e Esportiva Cavaleiros da Dama, campeão da Taça Cidade de Imperatriz, com 5,5 pontos, realizada nos dias 16 e 17 de julho naquela cidade maranhense.
Reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez, o evento, em sua quarta edição, contou com 40 competidores dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins.

A competição está entre as mais importantes da região Norte, com premiação de 1.500 reais, além de disputar uma vaga para a final do Campeonato Maranhense.

Mesmo com ausência de apoio do poder público municipal, a Associação Cavaleiros da Dama se esforçou para enviar quatro representantes a Imperatriz, que honraram dignamente a bandeira do município, conquistando o título e ainda ficando em 4° lugar com Werlles Milhomem (4,5); 6° lugar, Allysson Pereira, com 4 pontos; e em 20°, Janio Santos Silva, com 3 pontos.

Ainda de Parauapebas, estiveram Israel Alencar em 11° (melhor sub 18), com 4 pontos, e Stefany Rodrigues (melhor feminino) em 25° lugar, com 3 pontos, representando a Secretaria de Esporte da Prefeitura.

Para um dos coordenadores da Cavaleiros da Dama, o resultado é fruto de mais de sete anos de esforços anônimos de atleta que de forma voluntária usa parte do seu tempo para estudar, ensinar e se desenvolver na busca de dar o seu melhor.

Todo trabalho é feito com respeito aos competidores, buscando sempre levar a arte do xadrez a todos, tendo até realizado competições de alto rendimento em âmbito nacional, eventos enxadrísticos na zona rural, tudo para o estímulo da prática enxadrística em praças públicas e em outros lugares.
A importância do xadrez pode ser definida em termos das qualidades inerentes ao jogo exercidas pelos contendores na prática do esporte. Não é somente o mais cosmopolita (indivíduo que se considera cidadão de todos os países) de todos os esportes, mas é também o mais democrático. Um enxadrista é sempre bem-vindo em qualquer parte do mundo, independentemente de sua condição social, financeira ou física. (Waldyr Silva/Deicharles Damascena/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: