terça-feira, 5 de julho de 2011

Encontro do PDT discute política e Estado do Carajás

Fotos: Waldyr Silva


Durante encontro de correligionários do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ocorrido no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas no último sábado (2), para arregimentar novos filiados e traçar metas visando às eleições de 2012, o tema Estado de Carajás foi bastante discutido entre os presentes, que se irmanaram na luta de convencimento da população da região para votar “sim” no dia 11 de dezembro deste ano, quando será realizado plebiscito para aprovação da criação da nova unidade federativa.

Coordenada pelo presidente local do PDT, José Maria Benevides, o popular “JB”, a reunião contou com as presenças do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA); deputados estaduais Pio X (PDT) e João Salame (PPS); vereador José Adelson; empresário Valmir Mariano Queiroz, conhecido popularmente por “Valmir da Integral”, pré-candidato a prefeito de Parauapebas pelo PDT; entre outros.

Na oportunidade, “Valmir da Integral” apresentou um estudo mostrando a necessidade de o município contar com indústrias de verticalização do minério de ferro extraído de solo parauapebense, gerando emprego e renda para a população.

Em sua explanação, o empresário comparou que somente no ano passado a iniciativa privada investiu algo em torno de US$ 26,6 milhões em municípios localizados na região de Carajás, com a geração de 57.944 empregos ofertados, contra apenas US$ 1,8 milhão do setor público, com a disponibilidade de somente 6.200 vagas de trabalho.

“Valmir da Integral” aproveitou o momento para criticar os governos municipais que vêm administrando a cidade, afirmando que eles não se preocuparam em planejar o crescimento da população, elaborando plano diretor e buscando alternativa de emprego junto à iniciativa privada, com prioridade para a verticalização do minério.

Ao usar a palavra, o deputado João Salame informou que o Supremo Tribunal Federal deve dar parecer até o mês de agosto sobre as regiões que devem votar no plebiscito. “Entendemos que quem deve votar são as partes diretamente interessadas na criação do Estado de Carajás, e não Belém, que é parte desinteressada”, pincelou.

Por sua vez, o deputado Pio X enfatizou que a região só vai poder crescer quando for criado o novo estado ora pleiteado. “Por isso, a importância desta luta travada para convencer algumas pessoas indecisas a votar pelo sim no dia do plebiscito”, frisou.

Ao usar a palavra, o deputado Giovanni Queiroz destacou que o partido vai trabalhar com afinco para que Valmir da Integral seja oficialmente candidato a prefeito de Parauapebas, “para ganhar a eleição e alavancar o progresso industrial deste município, atraindo indústrias para gerar emprego e renda para a sociedade trabalhadora”.

Giovanni Queiroz criticou pesadamente a falta da presença do Governo do Estado nas regiões sul e sudeste do Pará, que registra apenas 2% dos servidores públicos prestando serviços que seriam essenciais à população. “Precisamos urgentemente mudar esse quadro, mas só será possível com o Estado do Carajás”, pregou o parlamentar. (Waldyr Silva/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: