terça-feira, 25 de outubro de 2011

Novo diretor do Detran promete moralizar trânsito em Parauapebas

Ronaldo Modesto
Ao assumir o cargo de diretor do Detran em Parauapebas na manhã desta segunda-feira (24), Valmir Oliveira Pereira (foto) declarou à reportagem que pretende deslanchar esporádicas blitze na cidade para moralizar o trânsito, considerado por muita gente como uma situação caótica em Parauapebas.

A intenção do novo diretor regional do Detran é tirar de circulação veículos que transitam na cidade com documentação vencida, ou mesmo adulterada, como também eliminar a condução de veículos por pessoas não habilitadas. Ele prometeu instalar no órgão um telefone para a comunidade fazer denúncia de eventuais irregularidades no trânsito.

Durante as operações de fiscalização nas ruas e rodovias, o diretor ressalta que, inicialmente, os agentes de trânsito vão estar treinados a abordar os condutores de veículos com técnicas de orientação quanto às normas de educação no trânsito, como o uso obrigatório do cinto de segurança, condução de documentos do carro e do motorista, observação nos itens de segurança do veículo, entre outros itens, para só então passar a multar e descontar pontos nas carteiras dos irregulares.

À reportagem, Valmir Pereira declarou que um dos maiores problemas enfrentados pelo órgão em Parauapebas é o setor de comunicação online (internet), mas ele garante que dentro de 15 a 20 dias esta situação será restabelecida, fazendo com que os processos de regularização de documentos de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação sejam agilizados.

O novo diretor do órgão de trânsito, que ontem fechou as portas da repartição ao público externo para trabalhar internamente com sua equipe na análise dos processos existentes de emissão ou renovação de CHN e outros serviços, garante que o Detran vai continuar trabalhando em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT), Polícia Militar e Polícia Civil.

A primeira ação do novo diretor foi reunir os servidores e discutir as novas metas a serem atingidas. Segundo ele, só ficarão nos postos aqueles que estiverem de fato dispostos a dar o melhor de si. “Aqueles que não estiverem dispostos a contribuir com a nova dinâmica serão convidados a ceder o posto a outros”, avisa Valmir Pereira.

Um de seus planos à frente da repartição pública é levar à comunidade projetos de educação de trânsito que visem a diminuição de acidentes com mortes de condutores, passageiros e de pessoas da rua. Valmir admite que vai enfrentar uma grande dificuldade para impedir que pessoas sem habilitação conduzam veículos.

Com relação à possibilidade de vir uma pequena gráfica à agência local do Detran para emissão imediata de CNH, uma vez que hoje este documento é impresso em Marabá, Valmir Pereira revela que entendimentos neste sentido já estão sendo mantidos com a alta direção do órgão em Belém. “Mas não adianta a gente ter essa máquina que imprime carteira de motoristas, se não tivermos uma equipe de profissionais bem preparada para atender a demanda”, frisou o diretor, adicionando que primeiro pretende montar sua equipe de colaboradores para então fazer um bom atendimento ao público.

Valmir Pereira mostrou-se também bastante preocupado com a pouca durabilidade das lâmpadas dos semáforos que se queimam com muita rapidez, situação que vem provocando caos no tráfego de veículos. Outra observação do novo diretor foi com relação à sinalização vertical e horizontal de Parauapebas, com destaque para muitas faixas de pedestres que se encontram apagadas com o decorrer do tempo.

“Desde o início do atual governo Simão Jatene, vínhamos preparando a Regional do Detran, e agora, com o apoio pleno do Governo do Estado, teremos um órgão como o povo precisa e merece”, planeja Valmir Pereira. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: