quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Festa da Agricultura Familiar neste sábado na Praça de Eventos

Fotos: Waldyr Silva


Um farto café da manhã oferecido à imprensa de Parauapebas na última segunda-feira (3), na propriedade rural do agricultor Francisco Nunes Pereira, mais conhecido por “Irmão Francisco”, localizada a 8 quilômetros do centro de Parauapebas, iniciou a programa da II Festa da Agricultura Familiar, que se realiza durante toda esta semana.

Após o café, cujo cardápio foi composto por produtos da agricultura familiar, o secretário municipal de Produção Rural (Sempror), Clóvis Laurindo, acompanhado de técnicos da repartição pública, apresentou aos repórteres a programação do evento e falou um pouco de cada um dos programas e ações desenvolvidos pela Prefeitura de Parauapebas para potencializar a agricultura familiar no município.

Os visitantes fizeram um breve passeio pela propriedade rural, para conhecer de perto a aplicação dos programas e os bons resultados que eles geram ao produtor.

“Irmão Francisco” é atendido por quatro programas da prefeitura: Diversificar (piscicultura), Fruticultura (recebendo mudas de plantas e orientação técnica para cultivo), Terra Viva (com apoio de máquinas para arar a terra) e Nutrição Sustentável (comercialização de produtos da agricultura familiar para o programa de merenda escolar do município).

Ouvido pela reportagem, o produtor rural declarou que tem orgulho de trabalhar na roça, de onde ele tira todo o sustento da família, inclusive de sua filha que faz faculdade fora do estado.

Na avaliação do empreendedor rural, a agricultura familiar cresce em tamanho e importância em Parauapebas, com a produção de frutas, legumes, carne, leite e derivados em escala cada vez maior, abastecendo os supermercados locais e a Feira do Produtor, fruto de muito trabalho e investimentos na zona rural do município.

Os investimentos no setor dão suporte a esse desenvolvimento, promovido por ações de orientação técnica, suporte de máquinas agrícolas, permuta de mudas e sementes para plantio, empréstimos de matrizes de pequenos animais (ovelhas, bodes, peixes e abelhas), cursos de capacitação, entre outros benefícios.

A II Festa da Agricultura Familiar teve início na segunda-feira (3), com programação que inclui cursos de capacitação, palestras para os pequenos produtores, comercialização de produtos da agricultura familiar, e encerra no próximo sábado (8) com shows artísticos na Praça de Eventos, centro da cidade.

Nenhum comentário: