sábado, 29 de outubro de 2011

Autoridades discutem políticas de turismo em Parauapebas


Autoridades, empresários e segmentos de turismo debateram na última quarta-feira (26), na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), sobre políticas de turismo a serem implantadas no município de Parauapebas.

O evento foi realizado pelo Ministério do Turismo e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com a presença da secretária nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, que esteve acompanhada de dois técnicos do ministério.

A abertura do evento se deu com a apresentação do Grupo de Dança Tangará, formado por adolescentes do Projeto Pipa, que apresentou “As pretinhas da Angola”, “Dança dos vaqueiros do Marajó” e ainda dançou carimbó sob os aplausos dos presentes.

Com o tema “Turismo como oportunidade de desenvolvimento para Parauapebas e região", o evento contou ainda com as presenças de vereadores, secretários municipais e empresários de vários segmentos.

As oportunidades que o turismo de negócios pode trazer para Parauapebas e região estiveram na pauta do encontro, com discussões de oportunidades que a atividade turística pode proporcionar e contribuir para o desenvolvimento municipal.

Logo após o pronunciamento das autoridades que formaram a mesa, dois técnicos do Ministério do Turismo explanaram assuntos importantíssimos para o setor. O primeiro a falar foi o coordenador de Segmentação Turística, Wilken Souto. Logo após, a coordenadora de Regionalização do Turismo, Ana Clévia, explicou os tipos de turismo para cada região. Foram apresentados os projetos do Ministério do Turismo voltados para o apoio a municípios que desejam estimular o turismo.

Na oportunidade, o secretário municipal de Desenvolvimento, Abrão Pimentel, discorreu sobre os pontos turísticos do município de Parauapebas, destacando a Floresta Nacional de Carajás, possuidora de trilhas, grutas e cachoeiras ainda pouco visitadas, por causa da falta de estrutura de segurança.

Por sua vez, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, mostrou aos empresários presentes à reunião os caminhos por onde alocar recursos do Ministério do Turismo, a partir da elaboração de projetos, destacando as potencialidades turísticas de Parauapebas. “Quem executa o turismo é o poder privado. Nós podemos apenas executar políticas públicas”, destacou a secretária.

No final das exposições foi aberto espaço para debates e sugestões. O vice-presidente da Acip, José Rinaldo Alves de Carvalho, comprometeu-se em criar uma câmara setorial para tratar do assunto dentro da entidade e traçar planos para o turismo.

A próxima reunião será marcada para a segunda semana do próximo mês, em data ainda a ser definida e divulgada aos interessados.

Nenhum comentário: