terça-feira, 11 de outubro de 2011

II Festa da Agricultura Familiar reforça desenvolvimento do setor

Fotos: Helder Messiahs

A população de Parauapebas teve no último sábado (8) a oportunidade de conhecer melhor os resultados alcançados pela a agricultura familiar do município. O encerramento da II Festa da Agricultura Familiar, na Praça de Eventos, envolveu o público com uma programação diversificada. Além dos shows com grupos regionais, o público prestigiou a música sertaneja da dupla Gean e Genaldo, de Goiânia.

Os pequenos produtores fizeram exposição de ovelhas, bodes, peixes e abelhas, além da comercialização de peixe vivo e no Caminhão Feira, por um preço 15% mais barato que o praticado no mercado.

Entre os estandes expostos, o da apicultura chamou a atenção do público pela decoração e apresentação do processo de produção do mel e seus derivados.

Outro estande muito visitado foi o dos empreendedores rurais atendidos pelo Programa Qualidade e Renda, que ofereceu sucos e docinhos aos visitantes. De acordo com a coordenadora do programa, Maria Luiza Leão Cavalcante de Brito, os produtos expostos na feira serão agota comercializados para a merenda escolar do município.

O empreendedor rural Gildásio Santos de Araújo, da Colônia Paulo Fonteles, montou sua banca de comidas e disse ter conseguido um bom lucro, comercializando pato no tucupi, galinha no leite de coco, entre outros pratos típicos da região.

SEMANA DE ATIVIDADES
A programação do evento teve início no dia 3, com um café da manhã na propriedade do empreendedor rural Francisco Nunes Pereira, com a presença da imprensa local. O objetivo foi apresentar a programação da festa e também os programas desenvolvidos pela prefeitura para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Na terça-feira (4), os produtores rurais de pequeno porte da região tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com Artur Chinelato, idealizador do programa Leite a Pasto Balde Cheio, na Câmara Municipal.

O programa tem uma proposta de trabalho que reduz custos para o produtor, por meio do sistema de pasto rotacionado, do manejo sanitário e melhoramento genético.

Ocorreram também duas capacitações conduzidas pelo Programa Qualidade e Renda. Uma com os produtores que irão atender a merenda escolar, por meio do Programa Nutrição Sustentável, e outra com os produtores que comercializaram na praça de alimentação no encerramento da festa.

Além disso, durante toda a semana 46 produtores participaram dos cursos de fitotecnia e inseminação em bovinos, no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (Cetaf). Na sexta-feira (7), os concluintes receberam certificados e participaram de um almoço especial. (Waldyr Silva, com informações da Sempror)

Nenhum comentário: