sábado, 1 de outubro de 2011

Mais de mil homens fazem juramento à Bandeira Nacional

Fotos: Ronaldo Modesto


Após solenidade de cumprimento à Bandeira Nacional, o Exército Brasileiro entregou na manhã desta sexta-feira (30), no complexo esportivo Rio Verde, em Parauapebas, 1.376 certificados de dispensa do serviço militar a igual número de homens que se alistaram na Junta Militar do município no período de 1º de maio de 2010 a 30 de abril deste ano.

A cerimônia de juramento ao pavilhão nacional e de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação, que contou com a participação da Banda do Exército de Marabá, foi coordenada pelo tenente EB Machado, com auxílio de outros militares e de representantes da Junta Militar de Parauapebas.

Ouvido pela reportagem, após a solenidade, o tenente Machado explica que os mais de 1.300 homens estavam sendo dispensados do serviço militar pelo fato de o município de Parauapebas não possuir unidade das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) onde os alistados poderiam servir à pátria.

Mesmo assim, observa o oficial, os jovens que receberam Certificado de Dispensa de Incorporação têm a oportunidade de ingressar na Aeronáutica, Exército ou Marinha por meio de concurso público militar, que ocorre todos os anos no país, com formação de quatro anos na Academia Militar das Agulhas Negras, cuja sede fica em Resende, Rio de Janeiro.

Outra possibilidade apontada pelo tenente Machado para ingresso na carreira militar é por meio de cursos de formação de sargento oferecidos por instituições em todos os estados brasileiros. (Ronaldo Modesto/ Waldyr Silva)

Nenhum comentário: