quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Igreja espera reunir 4 mil pessoas no Círio de Nazaré em Parauapebas

Fotos: Arquivo BW

Os organizadores do VII Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas esperam atrair cerca de 4 mil fiéis por ocasião da maior festa católica do município, que culmina com a tradicional procissão no início da noite deste sábado (29).

A exemplo de anos anteriores, a procissão do Círio de Nazaré sai do Bairro da Paz, passa pelo Rio Verde, União e chega no Bairro Cidade Nova, onde vai ocorrer missa ao ar livre, em frente à Igreja de São Sebastião, na Praça Mahatma Gandhi.

Diferente dos tradicionais círios que ocorrem no Estado do Pará, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas teve início há duas semanas, com a realização de pequenas procissões em 25 igrejas católicas dentro dos pólos definidos pela paróquia no município, e culmina com a procissão maior no próximo sábado (29), com caminhada dos fiéis segurando a corda ou simplesmente adorando a imagem da santa que é transportada em berlinda.

Durante a procissão, os promesseiros não se sacrificam tanto para acompanhar a romaria segurando na corda, ao contrário de outras localidades como Belém e cidades do interior do Pará, onde o sacrifício dos fiéis para pagar promessa na corda é enorme. Um fato atribuído pela organização da festa religiosa de não haver muito sufoco de fiéis na corda é o horário da realização da procissão, que ocorre sempre à noite, quando o clima se encontra ameno.

De acordo com o padre Hudson Rodrigues da Silva, chefe da Paróquia de São Sebastião, ao longo do percurso da procissão vão ser disponibilizados vários carros de som e trio elétrico para retransmitir os cânticos produzidos por padres e demais organizadores da festa, com repetições de “Viva Nossa Senhora de Nazaré!”, respondidas em coro pelos milhares de católicos que seguem a santa, conduzindo velas acesas.

Após a missa campal, prevista para encerrar por volta das 22 horas, a organização do círio vai apresentar aos fiéis um show pirotécnico com reflexo de muita luz colorida produzido pela queima dos fogos de artifícios.

Nenhum comentário: