sábado, 8 de outubro de 2011

Fiscalização do DMTT deixa passageiros de vans a pé

Fotos: Ronaldo Modesto

Uma peração esporádica realizada por agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) por volta de meio-dia desta sexta-feira (7), na avenida Santa Catarina, em frente ao estádio Rosenão, no Bairro Liberdade, em Parauapebas, deixou irritados alguns passageiros de van que viajavam em pé.

Os agentes do DMTT estavam checando nas vans que transportam passageiros itens de segurança como condições dos pneus, triângulo, retrovisor, extintor de incêndio, cinto de segurança, estado de conservação do veículo e higiene, além da documentação do motorista e do veículo, alvará de licenciamento da cooperativa que explora o serviço e excesso de lotação.

Em conversa com a reportagem, a agente de trânsito Selma Sousa Rego, coordenadora de transporte do DMTT, explica que, por enquanto, o DMTT está apenas orientando motorista e cobradores a só transportarem a lotação exata de cada veículo, mas depois o órgão passará a multar os eventuais infratores.

No momento da abordagem dos agentes para que os passageiros em excesso descessem das vans, muitos deles ficaram irritados, porque o cobrador não devolveu o valor da passagem paga.

O passageiro Edgar Carquenho disse que concorda com a fiscalização dos agentes do DMTT com relação à superlotação de passageiros, “mas os motoristas e cobradores tinham que ter mais responsabilidade e não abandonar o passageiro no meio da rua, sem dar nenhuma satisfação, ou pelo menos devolver o dinheiro da passagem paga. Agora tenho que pagar outra passagem”, reclamou.

Cleiton Pereira da Silva é outro passageiro que ficou alguns minutos na parada de van esperando outro veículo para prosseguir viagem. Para ele, a fiscalização dos agentes é muito importante, até para os próprios passageiros, “mas é preciso que o cobrador devolva o dinheiro da gente quando a van for flagrada com superlotação. Agora, estou aqui na parada de van perdendo tempo até chegar outro transporte pra eu prosseguir viagem para o Bairro Liberdade II”.

Perguntado à coordenadora de transporte do DMTT sobre este procedimento, ela justificou que quando os agentes abordaram as vans com superlotação e ordenaram para os passageiros que vinham de pé descer, estes não informaram aos agentes que a passagem já estava paga. “Por isso, não exigimos que o cobrador devolvesse a passagem para o passageiro apanhar outra van, mas estamos colocando os passageiros noutro transporte sem ele pagar novamente”, informou Selma Sousa Rego, garantindo que as operações vão continuar esporadicamente em vários bairros da cidade. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: