quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Município de Parauapebas já conta com certificação digital

Empresários, produtores rurais, cooperativas, sindicatos, associações, profissionais liberais, entre outros segmentos, já podem obter o certificado digital no município de Parauapebas.

Hoje as empresas que emitem nota fiscal eletrônica e fazem sua apuração tributária pelo lucro real ou presumido já estão obrigadas a utilizar o certificado digital.

De acordo com Lucilene Alves Baía (foto), bacharel em ciências contábeis e delegada do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC-PA) em Parauapebas e região, o certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa para a comprovação mútua de autenticidade, uma espécie de carteira de identidade digital.

Além da obrigatoriedade para envio de declarações para a Receita Federal e Secretaria da Fazenda Estadual e obrigações acessórias, a certificação é utilizada também para acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal) para operacionalizar diversos serviços disponíveis tanto de empresas como de pessoas físicas.

Até então, por falta de representação em Parauapebas, os serviços de certificação eram feitos pelos contadores em Marabá. “Se colocarmos na ponta do lápis, perdíamos tempo e dinheiro no deslocamento até aquela cidade, mas agora, com o certificado digital em nosso município, resolveremos quase que 100% dos serviços”, comemora Lucilene Baía.

A contabilista alerta os produtores rurais, cooperativas, sindicatos, associações, profissionais liberais e empregadores domésticos a ficarem atentos e procurem seus contadores para melhores informações e não deixem para a última hora, pois serão passíveis de multas.

Em Parauapebas, a emissão do documento pode ser feita pela empresa Assercon Contabilidade e Serviços Ltda, que firmou parceria com a Serama Segurança Digital, empresa oficial de distribuição no Brasil de certificados digitais. Mais informações podem ser adquiridas pelo site http://www.assercon.serama.com.br/.

Nenhum comentário: