segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pebinha de Açúcar bate Arara Azul e continua líder na Copa da Aicop

A disputa pelo G4 continua movimentando a IV Copa de Futsal da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop).

Desta vez, a equipe do Jornal Correio do Pará folgou na rodada, mas os demais times entraram nesta segunda-feira (31) na quadra de esportes da escola Jozias Leão no Bairro Maranhão com vontade de vencer.

A rodada contou com resultados bem oportunos e parece que temos uma equipe que não está encontrando adversários.

Resultados da rodada
Pebinha de Açúcar 5 x 3 Arara Azul FM
IN-Revista 13 x 7 TV Liberal
HD Produções 5 x 1 Revista Olhares

Destaque para essa rodada para a expressiva vitória da IN-Revista, que detonou a já cambaleante equipe da TV Liberal pelo maior placar até aqui deste torneio.

Classificação
1º - Pebinha de Açúcar: 9 pontos (líder invicto absoluto)
2º - HD Produções: 7 pontos
3º - IN-Revista: 6 pontos
4º - Correio do Pará: 4 pontos, saldo zerado
5º - Revista Olhares: 4 pontos, com -3 de saldo
6º - Arara Azul FM: 3 pontos
7º - TV Liberal: 1 ponto

Próxima rodada
5° Rodada 7/11/2011 (Folga Olhares)
IN-Revista x HD Produções: 19h30
TV Liberal x Pebinha de Açúcar: 20h30
Arara Azul FM x Correio do Pará: 21h30

Fonte: Rogério Reis

Você sabe qual é a diferença entre poema e poesia?

É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:

Poesia: caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
Poema: obra em verso em que há poesia.

"Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta." (LYRA, 1986)

O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).

Os poetas têm escrito poemas de vários tipos. Dois deles, entretanto, são considerados os principais: o poema lírico e o poema narrativo. Alguns críticos e ensaístas acrescentam, como um terceiro tipo, o poema dramático.

Autor: Juliana Bortolai

domingo, 30 de outubro de 2011

Halloween

by J.Bosco

sábado, 29 de outubro de 2011

Autoridades discutem políticas de turismo em Parauapebas


Autoridades, empresários e segmentos de turismo debateram na última quarta-feira (26), na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), sobre políticas de turismo a serem implantadas no município de Parauapebas.

O evento foi realizado pelo Ministério do Turismo e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com a presença da secretária nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, que esteve acompanhada de dois técnicos do ministério.

A abertura do evento se deu com a apresentação do Grupo de Dança Tangará, formado por adolescentes do Projeto Pipa, que apresentou “As pretinhas da Angola”, “Dança dos vaqueiros do Marajó” e ainda dançou carimbó sob os aplausos dos presentes.

Com o tema “Turismo como oportunidade de desenvolvimento para Parauapebas e região", o evento contou ainda com as presenças de vereadores, secretários municipais e empresários de vários segmentos.

As oportunidades que o turismo de negócios pode trazer para Parauapebas e região estiveram na pauta do encontro, com discussões de oportunidades que a atividade turística pode proporcionar e contribuir para o desenvolvimento municipal.

Logo após o pronunciamento das autoridades que formaram a mesa, dois técnicos do Ministério do Turismo explanaram assuntos importantíssimos para o setor. O primeiro a falar foi o coordenador de Segmentação Turística, Wilken Souto. Logo após, a coordenadora de Regionalização do Turismo, Ana Clévia, explicou os tipos de turismo para cada região. Foram apresentados os projetos do Ministério do Turismo voltados para o apoio a municípios que desejam estimular o turismo.

Na oportunidade, o secretário municipal de Desenvolvimento, Abrão Pimentel, discorreu sobre os pontos turísticos do município de Parauapebas, destacando a Floresta Nacional de Carajás, possuidora de trilhas, grutas e cachoeiras ainda pouco visitadas, por causa da falta de estrutura de segurança.

Por sua vez, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, mostrou aos empresários presentes à reunião os caminhos por onde alocar recursos do Ministério do Turismo, a partir da elaboração de projetos, destacando as potencialidades turísticas de Parauapebas. “Quem executa o turismo é o poder privado. Nós podemos apenas executar políticas públicas”, destacou a secretária.

No final das exposições foi aberto espaço para debates e sugestões. O vice-presidente da Acip, José Rinaldo Alves de Carvalho, comprometeu-se em criar uma câmara setorial para tratar do assunto dentro da entidade e traçar planos para o turismo.

A próxima reunião será marcada para a segunda semana do próximo mês, em data ainda a ser definida e divulgada aos interessados.

Imprensa conhece centro de controle operacional da Vale

Fotos: Waldyr Silva

Atendendo a convite do setor de imprensa da mineradora Vale, repórteres dos jornais CORREIO DO TOCANTINS, Correio do Pará, Jornal de Parauapebas, Carajás o Jornal, O Regional, Jornal Hoje e Jornal Semanal conheceram, na manhã da última quinta-feira (27), o Centro de Controle Operacional, departamento estratégico onde toda a operação da empresa nas minas de Carajás e na Estrada de Ferro Carajás é monitorada.

Acompanhados de técnicos e engenheiros responsáveis pelo setor estratégico da mineradora, os repórteres tomaram conhecimento, pelos monitores da central, de algumas movimentações das operações nas minas, inclusive carregamento de minério nos vagões dos trens que transportam o produto pela ferrovia até o porto de São Luís (MA).

Segundo revelou João Carlos Coelho Henriques, gerente geral de meio ambiente, qualidade, saúde e segurança, o site de Carajás tem uma produção média de 350 mil toneladas de minério por dia. O transporte do minério é feito nos trens que conduzem 330 vagões, cada um destes com capacidade para 103 toneladas.

A imprensa tomou conhecimento também dos critérios adotados pela empresa com relação à segurança dos cerca de 10 mil trabalhadores da mineradora e de empresas contratadas para prestação de serviço em Carajás.

Uma das novidades adotadas recentemente pela Vale é o sorteio esporádico de cerca de 150 empregados para serem submetidos ao teste de bafômetro, para identificar se o trabalhador ingeriu alguma bebida alcoólica nas últimas horas.

De acordo com o médico Juliano Cintra, especialista em segurança no trabalho, o teste visa evitar que o trabalhador que tenha ingerido bebida alcoólica evite cometer algum acidente.

Após a adoção da medida de segurança, levantamento preliminar entre os trabalhadores revela que os profissionais que costumavam beber uma cervejinha no meio de semana passaram a evitar a bebida, temendo perder o emprego.

“O trabalhador pode perder a namorada ou a esposa; um amigo ou até algum bem, mas na hora de perder o emprego ele se esforça para que isso não ocorra”, observa o médico Juliano Cintra.

No final da visita, os integrantes da imprensa conheceram uma das minas em que a Vale extrai minério de ferro.

Cemitérios preparados para receber visitantes no Dia de Finados

Fotos: Ronaldo Modesto

O cemitério municipal de Parauapebas, que ainda não tem nome oficial, mas é popularmente conhecido por “Cemitério do Altamira”, “Cemitério do Vila Rica”, “Cemitério Zé de Areia” ou cemitério municipal II, se encontra preparado para receber a visita de pessoas na próxima quarta-feira (2), Dia de Finados.

Localizado às margens da estrada municipal Faruk Salmen, mais conhecida como estrada de acesso à ferrovia, nas proximidades do Bairro Vila Rica, o campo-santo foi inaugurado no dia 11 de janeiro de 2000, numa área de 3 alqueires e meio. O primeiro cemitério da cidade foi criado no bairro Rio Verde, mas atualmente se encontra desativado.

Em declarações prestadas à reportagem nesta sexta-feira (28), o servidor público José Santos de Oliveira, um dos administradores do cemitério, informa que o campo santo está preparado, com as vias de acesso às sepulturas todas limpas, para receber a visita de familiares que vão reverenciar seus entes queridos no Dia de Finados, no período das 6 da manhã às 18 horas.

O servidor acrescenta que muitas pessoas foram também fazer limpeza, lavar e pintar os locais onde estão enterrados seus entes queridos.

José Santos de Oliveira orienta que para a construção de túmulo no cemitério é necessário que o interessado procure a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para obter autorização para tal, devendo obedecer a alguns critérios de padronização de catacumba, como largura (de 0,90 a 1,20 cm), altura (de 0,40 cm a 1 m) e comprimento (de 1,5 a 2,4 cm) do jazigo.

No momento em que a reportagem cobria a matéria, encontrou o vigilante noturno José Alves Viana (53 anos, residente na Rua Costa e Silva, Bairro Altamira) limpando com sabão e água túmulos construídos em mármore. Questionado, José Viana revelou que cobra dos familiares dos mortos R$ 30,00 por mês pela limpeza e conservação de cada sepultura que ele cuida, num total de 20 túmulos.

CORPOS ENTERRADOS
ANO .....................CORPOS
2000.......................... 308
2001.......................... 305
2002.......................... 318
2003.......................... 336
2004.......................... 391
2005.......................... 409
2006.......................... 412
2007.......................... 445
2008.......................... 458
2009.......................... 449
2010.......................... 441
2011.......................... 444 (até 27/10)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Igreja espera reunir 4 mil pessoas no Círio de Nazaré em Parauapebas

Fotos: Arquivo BW

Os organizadores do VII Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas esperam atrair cerca de 4 mil fiéis por ocasião da maior festa católica do município, que culmina com a tradicional procissão no início da noite deste sábado (29).

A exemplo de anos anteriores, a procissão do Círio de Nazaré sai do Bairro da Paz, passa pelo Rio Verde, União e chega no Bairro Cidade Nova, onde vai ocorrer missa ao ar livre, em frente à Igreja de São Sebastião, na Praça Mahatma Gandhi.

Diferente dos tradicionais círios que ocorrem no Estado do Pará, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas teve início há duas semanas, com a realização de pequenas procissões em 25 igrejas católicas dentro dos pólos definidos pela paróquia no município, e culmina com a procissão maior no próximo sábado (29), com caminhada dos fiéis segurando a corda ou simplesmente adorando a imagem da santa que é transportada em berlinda.

Durante a procissão, os promesseiros não se sacrificam tanto para acompanhar a romaria segurando na corda, ao contrário de outras localidades como Belém e cidades do interior do Pará, onde o sacrifício dos fiéis para pagar promessa na corda é enorme. Um fato atribuído pela organização da festa religiosa de não haver muito sufoco de fiéis na corda é o horário da realização da procissão, que ocorre sempre à noite, quando o clima se encontra ameno.

De acordo com o padre Hudson Rodrigues da Silva, chefe da Paróquia de São Sebastião, ao longo do percurso da procissão vão ser disponibilizados vários carros de som e trio elétrico para retransmitir os cânticos produzidos por padres e demais organizadores da festa, com repetições de “Viva Nossa Senhora de Nazaré!”, respondidas em coro pelos milhares de católicos que seguem a santa, conduzindo velas acesas.

Após a missa campal, prevista para encerrar por volta das 22 horas, a organização do círio vai apresentar aos fiéis um show pirotécnico com reflexo de muita luz colorida produzido pela queima dos fogos de artifícios.

Moradores interditam rua e exigem obras de saneamento no bairro

Fotos: Waldyr Silva

Josiel Almeida da Silva


A onda de protesto encabeçada por boa parte da população de Parauapebas que reside em bairros da periferia da cidade, exigindo obras de saneamento básico e outros tipos de melhorias, vem se tornando normal, sem que as autoridades tomem alguma decisão para resolver o problema.

Na manhã desta quarta-feira (26), um grupo de moradores que residem na Rua Rui Barbosa, nas proximidades da Rua São Francisco, no Bairro Nova Vida, interditou a via pública com pedaços de madeira e queimou pneus velhos, em protesto pelas más condições de trafegabilidade de veículos e pedestres.

Identificando-se como um dos líderes do movimento de protesto, Paulo Almeida declarou à reportagem que os moradores do trecho da Rua Rui Barbosa e das respectivas transversais vêm penando há cerca de oito meses com a precariedade da via pública.

“Aqui no complexo de bairro há uma associação de moradores que eventualmente sai em socorro da comunidade, cobrando dos órgãos responsáveis, mas as autoridades nunca atendem nossos pleitos”, reclama Paulo Almeida, conhecido por “Grandão”.

A dona de casa Ivonete dos Santos (Rua Rui Barbosa nº 158) diz que ela sai de casa para o trabalho todos os dias por volta da 5h30 da manhã e quando chove é obrigada a tirar os pés do calçado para poder passar na lama ou nas ruas alagadas, até ela pegar o transporte, com os pés sujos de lama.

Ivonete dos Santos acrescenta que na rua onde ela mora a prefeitura chegou a colocar asfalto, mas, por falta de canal para escoar a água da chuva, o serviço mal feito foi levado pela enxurrada. “Isso é uma vergonha. Um município que arrecada um mundo de dinheiro por mês, mas o prefeito não faz obra de saneamento”, protesta a moradora.

Quem também reclama da precariedade do Bairro Nova Vida é o pequeno industriário (serralheria) Raimundo Nonato Silva (Rua Rui Barbosa nº 172), ao afirmar que vem tendo prejuízo por causa da falta de trafegabilidade da rua para receber clientes e também material para sua indústria.

Outro morador que engrossa a lista das pessoas insatisfeitas é Josiel Almeida da Silva. Ele explica que o objetivo da interdição da rua era atrair ao local algum engenheiro da Secretaria Municipal de Obras (Semob) ou algum responsável pelo órgão para garantir aos moradores obras de melhoramentos daquele logradouro público.

Em contato com a Semob, a assessora de Comunicação Marcyne Paula respondeu em nota à reportagem que o maquinário da secretaria se encontra em pleno funcionamento nos bairros Nova Vida e Caetanópolis com os serviços de drenagem e pavimentação, e que a Rua Rui Barbosa será assistida com as obras que se seguem.

Vendaval destrói telhados e derruba postes no Cidade Jardim

Fotos: Ronaldo Modesto

Um forte vendaval acompanhado de chuva que caiu sobre a cidade de Parauapebas por volta das 16h40 da última terça-feira (25) provocou vários prejuízos a moradores do Bairro Cidade Jardim. A ventania destelhou casas, derrubou muros e postes de fiação elétrica e provocou outras pequenas avarias em vários bairros da cidade.

Uma das vítimas do vendaval de anteontem foi o comerciante Derberth Alves Campos (foto), residente na Avenida J, esquina com Rua F12, Bairro Cidade Jardim, que teve sua loja e depósito de cimento atingidos pela queda de um poste de iluminação e parte do telhado de uma casa vizinha arrancada pela tempestade.

À reportagem, o comerciante atribuiu os constantes ventos fortes que eventualmente vêm atingindo imóveis no Bairro Cidade Jardim ao fato de o bairro se localizar numa área plana da cidade, com desmoronamento de encostas e também ao efeito estufa.

Uma ventania idêntica à que ocorreu nesta terça-feira (25) foi registrada no último dia 14 de setembro, provocando muitos estragos e até a morte de um homem que procurava se abrigar ao lado de um muro e este veio ao chão, esmagando a vítima.

No momento em que a reportagem fazia a cobertura dos estragos provocados pela ventania, uma equipe de eletricistas da Rede Celpa chegou ao local e começou a restabelecer os serviços de eletricidade, substituindo os postes danificados e recuperando a fiação da rede elétrica. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PSC no rádio e na TV

O Partido Social Cristão (PSC) entra no ar nesta quinta-feira (27), no período das 20 às 20h10 e das 20h30 às 20h40, em rede nacional de rádio e de TV, respectivamente, com inserções do partido. No próximo dia 3 de novembro será a vez do PCO.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Novo diretor do Detran promete moralizar trânsito em Parauapebas

Ronaldo Modesto
Ao assumir o cargo de diretor do Detran em Parauapebas na manhã desta segunda-feira (24), Valmir Oliveira Pereira (foto) declarou à reportagem que pretende deslanchar esporádicas blitze na cidade para moralizar o trânsito, considerado por muita gente como uma situação caótica em Parauapebas.

A intenção do novo diretor regional do Detran é tirar de circulação veículos que transitam na cidade com documentação vencida, ou mesmo adulterada, como também eliminar a condução de veículos por pessoas não habilitadas. Ele prometeu instalar no órgão um telefone para a comunidade fazer denúncia de eventuais irregularidades no trânsito.

Durante as operações de fiscalização nas ruas e rodovias, o diretor ressalta que, inicialmente, os agentes de trânsito vão estar treinados a abordar os condutores de veículos com técnicas de orientação quanto às normas de educação no trânsito, como o uso obrigatório do cinto de segurança, condução de documentos do carro e do motorista, observação nos itens de segurança do veículo, entre outros itens, para só então passar a multar e descontar pontos nas carteiras dos irregulares.

À reportagem, Valmir Pereira declarou que um dos maiores problemas enfrentados pelo órgão em Parauapebas é o setor de comunicação online (internet), mas ele garante que dentro de 15 a 20 dias esta situação será restabelecida, fazendo com que os processos de regularização de documentos de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação sejam agilizados.

O novo diretor do órgão de trânsito, que ontem fechou as portas da repartição ao público externo para trabalhar internamente com sua equipe na análise dos processos existentes de emissão ou renovação de CHN e outros serviços, garante que o Detran vai continuar trabalhando em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT), Polícia Militar e Polícia Civil.

A primeira ação do novo diretor foi reunir os servidores e discutir as novas metas a serem atingidas. Segundo ele, só ficarão nos postos aqueles que estiverem de fato dispostos a dar o melhor de si. “Aqueles que não estiverem dispostos a contribuir com a nova dinâmica serão convidados a ceder o posto a outros”, avisa Valmir Pereira.

Um de seus planos à frente da repartição pública é levar à comunidade projetos de educação de trânsito que visem a diminuição de acidentes com mortes de condutores, passageiros e de pessoas da rua. Valmir admite que vai enfrentar uma grande dificuldade para impedir que pessoas sem habilitação conduzam veículos.

Com relação à possibilidade de vir uma pequena gráfica à agência local do Detran para emissão imediata de CNH, uma vez que hoje este documento é impresso em Marabá, Valmir Pereira revela que entendimentos neste sentido já estão sendo mantidos com a alta direção do órgão em Belém. “Mas não adianta a gente ter essa máquina que imprime carteira de motoristas, se não tivermos uma equipe de profissionais bem preparada para atender a demanda”, frisou o diretor, adicionando que primeiro pretende montar sua equipe de colaboradores para então fazer um bom atendimento ao público.

Valmir Pereira mostrou-se também bastante preocupado com a pouca durabilidade das lâmpadas dos semáforos que se queimam com muita rapidez, situação que vem provocando caos no tráfego de veículos. Outra observação do novo diretor foi com relação à sinalização vertical e horizontal de Parauapebas, com destaque para muitas faixas de pedestres que se encontram apagadas com o decorrer do tempo.

“Desde o início do atual governo Simão Jatene, vínhamos preparando a Regional do Detran, e agora, com o apoio pleno do Governo do Estado, teremos um órgão como o povo precisa e merece”, planeja Valmir Pereira. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Projeto Primavera do Amanhã festeja 20 anos de existência

Fotos: AMZ




Fundado em 23 de outubro de 1991, o Projeto Primavera do Amanhã festejou em suas instalações no Bairro Primavera, em Parauapebas, na noite do último sábado (22), vinte anos de existência.
Ao longo destas duas décadas, a Ong vem promovendo, com apoio do setor público e privado, atividades voltadas para inserção no mercado de trabalho de várias pessoas do município, com cursos de capacitação voltados para a música, artesanato, pintura e dramatização, com destaque para o carnaval.

Uma das atividades mais importantes da entidade é o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Mocidade Independente do Primavera, que ao longo destes anos tem levado alegria e renda para a comunidade carnavalesca que trabalha na confecção das alegorias e fantasia da escola de samba.

A escola Mocidade Independente do Primavera foi fundada pelos irmãos carnavalescos Raimundo Pinto, conhecido por “Homem do Sapato Branco” (hoje diretor), e Rui Pinto (O Menestrel); e Pedrinho Valle e Robert Valle.

Como não poderia deixar de ser, a data foi comemorada com muito samba, cerveja e carnaval, com a entrega de comenda para pessoas e autoridades que ao longo destes anos colaboraram com a instituição.

Comunidade do Bairro Liberdade II volta a apelar por melhorias

Fotos: Waldyr Silva


Moradores de um longo trecho da Rua Macapá e ruas transversais, no Bairro Liberdade II, em Parauapebas, voltaram a entrar em contato com a Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS para denunciar que continuam penando com a falta de infraestrutura naquele logradouro.

Em maio deste ano, a comunidade daquela área se queixou para a reportagem, denunciando que já estava cansada de tanto pedir apoio à prefeitura no que diz respeito à implantação de obras de saneamento básico, mas seus pleitos até então não tinham sido atendidos.

Na época, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) informou que as providências reclamadas pelos moradores do Bairro Liberdade II só iriam poder ser providenciadas no período de verão, quando as chuvas cessassem.

Cansados de esperar por esse “bom tempo”, os moradores lembram que o verão já veio e as obras não foram feitas, e agora recomeça a tormenta com o início do período chuvoso.

A comunidade pede ao poder público obras de drenagem para escoar a água pluvial, pavimentação asfáltica nas ruas, água tratada nas torneiras e energia elétrica que dê condições para fazer funcionar os eletrodomésticos.

Dona Maria das Dores Almeida (Rua Macapá) diz que foi obrigada a construir uma pequena barreira de tijolo e cimento na porta da casa dela para impedir a entrada da enxurrada de água da chuva, que invadia a residência, provocando prejuízo. Ela reclama também do forte odor que exala de uma vala a céu aberto que passa na frente de sua residência, principalmente quando faz sol.

O morador Ricardo Lopes Vieira (Rua Lima Sobrinho, qd. 23) revela que, para minimizar o problema de água da chuva, os vizinhos se juntaram e fizeram por conta própria uma vala para escoar a água pluvial que invadia as residências, “porque a prefeitura nunca teve a responsabilidade de assumir seu compromisso com o bairro”, dispara, informando que os moradores se cotizaram para pagar os serviços da máquina para fazer o canal.

De acordo ainda com o morador, a comunidade do bairro já esteve por várias vezes na Secretaria Municipal de Obras, apelando para que as ruas recebessem obras de saneamento, mas até agora nada foi feito. “O secretário de Obras chegou a vir aqui em nossa rua, fez anotações e prometeu resolver o problema num breve espaço de tempo, mas já se passaram cerca de dez meses e nada foi feito de melhoria”, lamenta Ricardo Vieira, que na manhã desta segunda-feira (24) estava colocando resto de construção na via pública, no intuito de tampar buracos na rua.

Quem também reclama da falta de infraestrutura no bairro é o morador Evaldo Campos de Melo (Rua Lima Sobrinho Qd. 18, Lt. 6). Segundo ele, um grupo de pessoas esteve recentemente nas residências dos vereadores Antonio Massud e Euzébio Rodrigues em busca de apoio para melhorias do bairro, “mas até hoje eles não tomaram nenhuma providência para nos atender”.

Evaldo Campos explica que a água consumida pela comunidade é levada às residências mais altas do bairro por carro-pipa da prefeitura, mas muitas vezes, pelas más condições de trafegabilidade nas ruas, o produto não chega todo dia às famílias.

O morador explica que a poucos metros dali, em cima de um morro, a prefeitura construiu uma nova estação de captação, tratamento e distribuição de água, com a promessa de solucionar o problema de água na cidade, mas há um ano a obra foi concluída e o sistema nunca funcionou, deixando a população penando com a falta do precioso líquido nas torneiras.

AUSÊNCIA
No início da tarde desta segunda-feira (24), a reportagem tentou várias vezes estabelecer contato com a Semob, por meio de um telefone fixo da repartição, dois celulares do secretário José das Dores “Coutinho” e dois do secretário adjunto José Orlando Meneses, mas as ligações não foram atendidas em nenhum dos telefones contatados.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Esportes

by J.Bosco

domingo, 23 de outubro de 2011

Medalhas do Pan-Americano 2011

Quadro de medalhas conquistadas até a manhã deste domingo (23)

Países ..................Ouro.... Prata.... Bronze... Total
01 Estados Unidos...... 48...... 48...... 39......... 135
02 BRASIL..................20...... 16...... 22........... 58
03 Canadá................. 16...... 16...... 20.......... 52
04 Cuba.................... 16...... 14...... 14.......... 44
05 México.................. 16...... 13...... 21......... 50
06 Colômbia............... 10....... 9... ... 12......... 31
07 Argentina.............. 10....... 5....... 15......... 30
08 Venezuela.............. 7....... 12...... 13......... 32
09 Rep. Dominicana...... 3........ 2....... 9.......... 14
10 Guatemala..  .......... 3........ 1...... 1............ 5
11 Chile...................... 1........ 5...... 9.......... 15
12 Ilhas Caimã............. 1........ 1...... 1............ 3
13 Antilhas Holandesas.. 1........ 0...... 0............ 1
14 Porto Rico............... 0....... 3...... 1............ 4
15 Equador.................. 0....... 1...... 3............ 4
16 Peru....................... 0....... 1...... 2............ 3
17 Jamaica.................. 0....... 1...... 1............ 2
18 Trinidad e Tobago..... 0....... 1...... 1........... 2
19 El Salvador.............. 0....... 1...... 0........... 1
20 Paraguai................. 0....... 0...... 2........... 2
21 Bolívia..................... 0...... 0...... 1........... 1
22 Guiana.................... 0...... 0...... 1........... 1

Antigua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Costa Rica, Dominica, Granada, Haiti, Honduras, Ilhas Virgens, Ilhas Virgens Britânicas, Nicarágua, Panamá, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Uruguai até agora não conquistaram nenhuma medalha.

São Paulo fará abertura da Copa de 2014 e Rio de Janeiro a final

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou na última quinta-feira (20), em Zurique (Suíça), a tabela preliminar dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013, ambas no Brasil.

São Paulo sediará o jogo de abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho de 2014, e o Rio de Janeiro será o palco da decisão. Assim, a seleção brasileira só atuará no estádio carioca se conseguir conquistar a classificação para decisão.

Integrante do grupo A1, a seleção brasileira disputará, além da partida inaugural no futuro estádio que está sendo erguido em Itaquera (zona leste de São Paulo), jogos em Brasília e Fortaleza pela primeira fase da competição mundial.

Os horários dos jogos, com base na hora oficial de Brasília, também foram definidos. A Copa de 2014 será aberta às 17 horas. Na fase de grupos, os jogos ocorrerão às 13, 16, 19 e 20 horas. Nas oitavas e nas quartas de final, as partidas serão disputadas às 13 e 17 horas. Semifinais e disputa de terceiro lugar serão às 17 horas e a grande final, no novo Maracanã, às 16 horas.

Copa das Confederações
Em relação à Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho de 2013, a Fifa decidiu que Brasília receberá a partida de abertura da competição, Fortaleza e Belo Horizonte as partidas das semifinais e o Rio de Janeiro o jogo decisivo.

Recife e Salvador também podem ter os estádios aprovados para esta competição, considerada teste para a Copa do Mundo e que reúne os campeões continentais. (Fonte: Agência Rio)

sábado, 22 de outubro de 2011

Detran e Polícia Militar fazem blitz relâmpago na rodovia PA 275

Fotos: Ronaldo Modesto

Visando inibir o tráfego de veículos com documentação irregular, condutor sem a competente Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como também a apreensão de drogas e outros tipos de delito, uma operação conjunta da Polícia Militar e do Detran deslanchou, no final da manhã desta sexta-feira (21), uma blitz relâmpago na rodovia PA 275, na entrada da Rua do Comércio, Bairro Rio Verde, em Parauapebas.

Na operação, agentes do Detran e policiais do Grupo Tático da PM abordaram uma média de 100 veículos dos mais variados tipos e marcas, vinte dos quais identificados com irregularidades, entre estas documentos do carro vencidos e o motorista sem portar a CNH. Os infratores foram punidos com multas e os condutores com pontos descontados na carteira.

Por outro, a polícia não encontrou nenhum tipo de droga em poder das pessoas abordadas, nem tampouco alguma arma de fogo.

Segundo os agentes do Detran e os policiais militares, daqui pra frente os órgãos de segurança vão deslanchar blitze esporádicas em pontos estratégicos da cidade, com o intuito de baixar o índice de violência em Parauapebas.

É bom que pais de famílias proprietários de veículos fiquem atentos para não liberar automóveis a filhos menores de idade e sem habilitação, uma vez que é comum a presença de menores conduzindo veículos sem a competente documentação pessoal. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Coluna Linha Cruzada (22 a 24/10)

Não é de hoje que a população de Parauapebas vem reclamando à imprensa da falta de infraestrutura na cidade. São problemas referentes a energia elétrica, água tratada, transporte coletivo, saúde deficiente, deficiência nas políticas de habitação. /// Nos últimos meses, os consumidores de energia elétrica vêm amargando enormes prejuízos com a falta sistemática dos serviços nas residências e nos comércios da cidade. /// O pior de tudo isso é que a comunidade é pega de surpresa com a suspensão da energia, sem nenhum aviso antecipado aos consumidores. /// Às vezes em que há comunicado, é para a concessionária pedir desculpa pelos transtornos causados, mas aí a clientela já sofreu o prejuízo. /// A falta de energia elétrica complica ainda mais o já precário serviço de internet oferecido na cidade, para desespero dos internautas. /// No escritório regional da Rede Celpa, ninguém tem autorização para justificar as eventuais suspensões de energia, empurrando o problema para a sede da empresa em Belém, onde é grande a dificuldade para conversar com responsáveis pelas regionais do interior. /// A comunidade já começa a ensaiar manifestação de descontentamento com a costumeira falta de energia elétrica, ameaçando tomar atitudes radicais nas ruas, inclusive na subestação que distribui os serviços para o município. /// Com relação à reclamação de falta de infraestrutura, muita gente de vários bairros de Parauapebas sofreu com a chuva torrencial, porém sem ventania, que abateu sobre a cidade na última quinta-feira (20). /// A falta de canais e esgotos para escoação da água pluvial vem provocando desvio da água para o meio da rua e consequentemente para o interior de residências localizadas em áreas baixas. /// O transporte coletivo de passageiros é outro problema crônico que as autoridades não têm peito para solucionar e apresentar um serviço no mínimo razoável para a população. /// Em Parauapebas, o serviço de transporte de passageiros é explorado por cooperativas formadas por minúsculas vans, que, às vistas de agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), insistem em transitar com as peruas superlotadas e em alta velocidade pelas ruas estreitas da cidade, colocando vidas em risco. /// Além disso, a maioria dos condutores e cobradores das vans ainda debocha dos passageiros, quando estes reclamam que o veículo já se encontra cheio, enquanto os trocadores tentam colocar mais gente no interior da perua. /// Outro engodo para ludibriar o usuário é a colocação de placa ou letreiro no pára-brisa da condução com a palavra “Direto”, numa alusão de que a van iria direto para o bairro do passageiro. Só que a rota é só uma para todos os bairros. /// Para se ter uma ideia da precariedade do transporte público de Parauapebas, um passageiro que precisa se deslocar dos bairros Cidade Nova, União ou Primavera para o shopping leva uma hora redonda para chegar ao seu destino. /// Isso ocorre porque não há linha exclusiva de vans para aquele centro de compras. /// E não adianta reclamar, porque os órgãos responsáveis pelo setor não estão nem aí para a comunidade. /// Um bom final de semana, leitor.

Tenente diz que Grupo Tático é parceiro da comunidade

Ronaldo Modesto
Considerado até bem pouco tempo como um grupo de policiais treinados que aonde chegava para resolver conflitos de violência o problema era resolvido sem o disparo de uma única bala, o Grupo Tático da Polícia Militar em Parauapebas já passou por duas situações que deixaram boa parte da população em dúvida quanto à proteção de inocentes do grupamento.

No primeiro caso, ocorrido no mês de março deste ano, um policial à paisana do Grupo Tático foi acusado de ter executado uma mulher no Bairro Rio Verde com cinco tiros de pistola pertencente à PM. O segundo caso ocorreu no início deste mês, quando um membro do policiamento executou um operador de VT do SBT.

Objetivando tranquilizar a população quanto ao papel de continuar defendendo a sociedade, o comandante do Grupo Tático da Polícia Militar, tenente Júlio, assegura à reportagem que a guarnição é parceira da comunidade.

Indagado sobre os treinamentos e preparação do policial para se integrar ao grupo especializado, o comandante explica que todo militar que entra no Grupo Tático recebe treinamentos que envolvem melhor uso de armas como pistolas e fuzis de uso exclusivo da polícia. Além disso, os policiais recebem instrução sobre patrulhamento tático, abordagens a pessoas suspeitas, treinamento de selva e zona urbana, uso de gás lacrimogêneo e spray de pimenta, entre outras.

Segundo o tenente Júlio, qualquer policial pode entrar para o Grupo Tático, desde que seja selecionado pelo comando e se submeta aos treinamentos especiais. Esta seleção pode ser psicológica e física. As principais exigências são doutrinas, respeito, comando e treinamento para situações especiais de segurança.

Referindo-se à abordagem da guarnição do Tático na Praça Liberdade, quando ocasionou a morte do operador de VT, tenente Júlio sustenta que os policiais socorreram a vítima e levaram para o hospital municipal.

A cada grupo de quatro integrantes do Tático, segundo o comandante, sempre há um policial mais experiente para comandar a tropa. A guarnição é formada por um comandante, um motorista e dois patrulheiros.

Segundo o tenente, o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar está selecionando policiais do quartel para receber os treinamentos especiais e ampliar o Grupo Tático no município.

“Com a experiência do Grupo Tático nas ruas da cidade, a presença dos policiais inibe mais a efetivação de violência”, detalha o tenente Júlio, adicionando que a polícia já começa a se preparar para a segurança da população no comércio nas festas de final de ano, principalmente na frente de agências bancárias. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ameaças

by J.Bosco

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comandante da PM se defende de acusações em Parauapebas

Fotos: Ronaldo Modesto

Reportando-se sobre uma carta enviada por seus subordinados ao comando geral da Polícia Militar em Belém, com cópia para a Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas, denunciando eventuais irregularidades em sua administração, o ten-cel. Roberto Coracy Silva, comandante do 23º Batalhão de Polícia em Parauapebas, recebeu na manhã desta quarta-feira uma equipe de repórteres do CT e negou as acusações.

À reportagem, o oficial da PM declarou que as denúncias contra sua pessoa não procedem e que elas não são surpresas para ele, pois teriam sido feitas por dois oficiais que o comandante colocara à disposição do comando geral da corporação, por não prestarem serviços a bem da Polícia Militar e da comunidade.

Esquivando-se a entrar no mérito de cada uma das denúncias expostas na carta, ten-cel. Roberto Silva informou que o caso já está sendo investigado pelo comando geral da Polícia Militar, a quem ele deve satisfação e a responder a todos os questionamentos a fim de esclarecer à sociedade as supostas irregularidades apontadas por seus acusadores.

A carta com as denúncias não é assinada por nenhum policial do quartel comandado pelo tenente-coronel. Diz apenas que são os “Praças do 23º Batalhão de Parauapebas”. Mas o comandante diz saber de quem as denúncias partiram.

O comandante do 23º Batalhão da PM em Parauapebas enfatiza que não está preocupado com o que ele considera como “pirotecnia”, mesmo porque ele diz vir fazendo um grande trabalho de combate à criminalidade nestes quatro meses de comando da corporação local, além de reconhecer com prêmio o trabalho dos policiais que mais se destacam durante o mês.

Roberto Silva fez questão de destacar um projeto denominado “Campeões do futuro” que ele está implantando no quartel em benefício de 150 crianças carentes que recebem orientações sobre esporte, música e noções de cidadania, com apoio da prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público e Associação Comercial de Parauapebas.

Na carta, os praças denunciam que os novos integrantes do Grupo Tático não passaram por treinamento específico, que há irregularidades na distribuição de combustível às viaturas do quartel, que o comandante viaja aos finais de semana para Paragominas e só retorna na terça ou quarta-feira e que eles são oprimidos e ameaçados diariamente pelo oficial, mas o acusado não quis se defender de nenhuma dessas denúncias ao jornal. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Delegado faz balanço semestral das atividades da Polícia Civil

O delegado Antonio Miranda (foto), diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, revela que no mês de janeiro deste ano foram tombados 47 inquéritos policiais, 35 em fevereiro, 51 em março, 29 em abril, 36 em maio, 58 em junho e 32 no mês de julho.

No mesmo período do ano passado, de acordo com a autoridade policial, foram tombados 212 procedimentos, contra 358 procedimentos no primeiro semestre de 2011, o que representa, na avaliação do delegado, um crescimento considerável no combate à violência no município.

Com relação ao número de pessoas presas até julho deste ano, Antonio Miranda conta que fora 132 presas em flagrante delito e 12 detenções cautelares. Os acusados vão ou estão sendo ouvidos pela Justiça para responderem pelos crimes que cometeram na cidade.

O delegado mostrou-se bastante otimista que neste segundo semestre de 2011 os procedimentos de tombamento de inquéritos policiais tendem a aumentar, em virtude do trabalho de inteligência que vem sendo deslanchado em Parauapebas pelas polícias Civil e Militar. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Fiscais de urbanismo apreendem mercadoria de ambulantes

Fotos: Waldyr Silva
Fiscais da Semurb

Antonio Juvenal da Silva
Dezenas de vendedores ambulantes que comercializam os mais variados tipos de mercadorias nas calçadas das agências bancárias do Bradesco e Banco do Brasil e de lojas que se localizam naquelas imediações, em Parauapebas, foram surpreendidas, na manhã da última terça-feira (18), por um grupo de fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo, numa operação de apreensão de mercadorias do meio da rua.

Há muito tempo a prefeitura e a polícia vêm deslanchando este tipo de fiscalização nas ruas da cidade, apreendendo mídias de CD e DVD piratas, óculos escuros e até de grau, guarda-chuva e sombrinhas, cinturão, bijuterias, extensões para rede elétrica, carregador de celular, fone de ouvido, controle remoto para equipamentos elétricos, entre tantos outros tipos de mercadorias.

O ambulante Antonio Juvenal da Silva, que comercializa quinquilharias na frente de uma loja de departamento há sete anos, na Rua E, Bairro Cidade Nova, reclama que a prefeitura só tem iniciativa para recolher as mercadorias dos camelôs, mas não apresenta nenhuma alternativa que possa beneficiar a categoria, que vez por outra amarga prejuízos com a apreensão de seus produtos.

“O prefeito já prometeu disponibilizar uma área aqui perto do centro pra gente comercializar nossas mercadorias, mas até agora só promessa. O que ele está fazendo agora é mandando os fiscais carregar os produtos desses pais de família que estão trabalhando honestamente”, protesta Antonio Juvenal da Silva.

Tão logo os fiscais apreenderam as mercadorias, um grupo de vendedores informais foi até o gabinete do vereador Antonio Massud Sales, que condenou a ação da prefeitura. “Não sou a favor que os ambulantes ocupem as calçadas com suas mercadorias, mas enquanto a prefeitura não encontre uma solução para o caso, eles poderiam vender seus produtos para alimentar suas famílias”, ponderou o vereador.

Procurado pela reportagem para falar sobre a operação, nenhum dos fiscais quis gravar entrevista, limitando-se a dizer que estavam fazendo valer o Código de Posturas do Município.

Pebinha de Açúcar assume liderança na Copa da Aicop

Fotos: Pebinha de Açúcar
Pebinha de Açúcar

Revista Olhares

Rádio Arara Azul
Ao derrotar a equipe do Jornal Correio do Pará na última segunda-feira (17), em partida válida pela segunda rodada da IV Copa de Futsal da Aicop, pelo placar de 5 x 2, o time do site Pebinha de Açúcar assume a liderança do certame, com 6 pontos.

Organizada pela Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), a Copa de Futsal da Aicop reúne profissionais de imprensa do município e região, na formação de sete times que disputam o campeonato de futebol de salão na quadra esportiva da escola Jozias Leão em todas as segundas-feiras à noite.

No primeiro jogo da segunda rodada, entraram em quadra na última segunda-feira (17) os times da Revista Olhares (estreante no campeonato) e da IN-Revista. No confronto entre as duas principais revistas de Parauapebas, a Olhares foi superior e venceu fácil a adversária pelo placar de 8 x 3.

No segundo jogo da noite, a equipe da Rádio Arara Azul FM fez sua estreia na IV Copa de Futsal da Aicop diante da TV Liberal, que na abertura perdeu para a HD Produções. Em quadra, a Arara Azul começou bastante superior e abriu vários gols de vantagens, porém não aguentou muito a pressão da TV Liberal e, com várias falhas do goleiro Douglas Silva, acabou sendo bastante pressionada, mas não o suficiente para deixar a vitória fugir. Fim de papo: Arara Azul FM 9 x 7 TV Liberal.

Pela terceira e última partida da segunda rodada, entraram em quadra os times do Site Pebinha de Açúcar e Jornal Correio do Pará, no jogão que valia a liderança do campeonato, tendo em vista que na primeira rodada os dois times venceram seus jogos.

No início da partida, o Pebinha de Açúcar foi para cima do Correio do Pará, abriu três gols de vantagem e segurou um pouco a partida, mas o Correio do Pará conseguiu marcar dois gols e acirrou mais ainda a marcação, porém a superioridade do Pebinha de Açúcar prevaleceu e o time venceu pelo placar de 5 x 2.

A terceira rodada da competição ocorrerá na próxima segunda-feira (24), a partir das 19h30, no mesmo local. (Waldyr Silva, com informações de Bariloche Silva)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PCdoB no rádio e na TV

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) entra no ar nesta quinta-feira (20), no período das 20 às 20h10 e das 20h30 às 20h40, em rede nacional de rádio e de TV, respectivamente, com inserções do partido. No próximo dia 27 será a vez do PSC.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Queima de pneus para rebaixar morro alerta fiscais ambientais

Fotos: Ronaldo Modesto

A incineração de pneus velhos num barranco com o objetivo de facilitar o desmoronamento de um morro chamou a atenção dos moradores da redondeza, que por sua vez denunciaram o ato à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O fato ocorreu no final da tarde da última sexta-feira (14), nas encostas de um morro localizado às margens da estrada de acesso ao complexo de bairros Altamira, em Parauapebas. O morro se localiza numa área de risco para os que trabalham, moram ou transitam no local.

Para José Reinaldo Júnior, fiscal de controle ambiental da Semma, que esteve no local da queima de pneus, qualquer tipo de incineração dentro da cidade é crime previsto na Lei 4.283 e se configura em crime passível de punição.

A infração foi praticada em uma área que, segundo populares, pertence a Ediel Félix, proprietário de estabelecimento comercial denominado Casa Norte. A queima dos pneus tinha o propósito de facilitar a remoção das rochas encravadas em um morro íngreme que está sendo rebaixado para dar lugar a edificações.

“Assim que encontrarmos a pessoa responsável por este crime tomaremos as medidas determinadas em lei”, assegurou Reinaldo Júnior, dando conta de que infrações como esta não são casos isolados, pois frequentemente se flagra este tipo de ação praticada por pessoas que têm consciência.

O fiscal detalhou que a punição começa pelo auto de infração, multas, interdito do local e em caso de reincidência o grau da punição e valores da multa chega até em processo judicial.

José Reinaldo Júnior explica que pneus e outros produtos sem condições de utilização devem ser entregues aos fabricantes ou cooperativas de reciclagem existentes na cidade. (Waldyr Silva, com informações de Francesco Costa)

Garoto de 11 anos diz ter encontrado carteira com dinheiro e devolvido para dono

Fotos: Ronaldo Modesto
Ozimar Guedes e a mãe Eliza Neres

Professor Danilo Bonfim
O estudante Ozimar Vieira Guedes, 11 anos, do 3º ano da escola Sandra Maria, no Bairro Novo Brasil, em Parauapebas, está sendo alvo de respeito e consideração por parentes, alunos e professores, por ele ter encontrado uma porta-cédula contendo carteira de motorista, R$ 1.100 em dinheiro, cheque e cartão de crédito, e devolvido para o suposto proprietário.

Ouvido nesta sexta-feira (14) pela reportagem, Ozimar Guedes revela que presta pequenos serviços de lavagem de carro num posto de combustível na saída da cidade e na semana passada avistou a porta-cédula sobre uma cadeira contendo o dinheiro e os documentos.

O menino conta que não teve outra alternativa senão entregar a carteira para uma mulher que administra o posto de combustível. “Entreguei para o pessoal do posto, porque o que achei não era meu. Agora, não sei se ela devolveu para o dono”, explica Ozimar Guedes, aconselhando a todos os seus colegas que roubar é muito feio.

Na avaliação da mãe do estudante, Eliza Vieira Neres, residente na Rua Amapá, s/nº, Bairro Novo Brasil, o filho dela fez muito certo em devolver um objeto que achou. “Só que ele devia ter me passado e a gente entrava em contato com o próprio dono para devolver”, enfatiza, acrescentando ter tomado conhecimento que o pessoal do posto só devolveu para o dono os documentos e ficou com o dinheiro.

Mais adiante, Eliza Neres assegura que o filho dela nunca pegou no alheio. Mesmo menor de idade, ele sempre trabalhou em pequenos serviços para ajudar no sustento da família. “Meu filho presta serviço lavando e vigiando carro no posto de gasolina. Ele limpa também os banheiros do posto e ganha umas gorjetas dos motoristas”, conta, dizendo que o Conselho Tutelar já reclamou que o menino trabalha, “mas ele gosta de trabalhar, quando não está na escola”.

“O Ozimar diz sempre que quando ficar maior de idade vai trabalhar e comprar uma casa pra gente, porque nós moramos num quartinho apertado alugado por R$ 150 por mês”, revela. No Dia das Crianças, uma comerciante que não quis se identificar deu de presente para Ozimar uma bicicleta.

Danilo Bonfim da Silva, professor do garoto, explica que estava ministrando uma palestra em slide para os alunos na sala de informática com o tema “Fazer o que é certo”, quando uma irmã de Ozimar, Cristiane, contou que o mano havia achado uma carteira com dinheiro e documentos e devolvido para o dono.

“Questionado, ele me disse que havia aprendido com a mãe dele e comigo a fazer o que é certo”, detalhou o professor, adicionando que quando o menino entrou na escola ele era muito problemático, mas se aproximou do garoto e percebeu suas boas qualidades, e aos poucos ele foi se transformando para melhor.

“Sinto-me privilegiado de ter ensinado boas maneiras pra ele. E agora posso dizer que ainda vale a pena ser educador neste país”, finaliza o professor.

OUTRA VERSÃO
Procurada pela reportagem, a comerciante Keiliana Coutinho Alves, proprietária da loja de conveniência do posto de combustível, disse ter estranhado a notícia em uma emissora de TV dando conta que havia sido um garoto que encontrou a porta-cédula com dinheiro e documentos.

“Foi minha filha que achou a carteira e me deu pra eu guardar. Meia hora depois, o cliente chegou e procurou a porta-cédula, e eu devolvi tudo certinho pra ele, que ainda gratificou minha filha com 50 reais”, revela a comerciante, bastante indignada com a acusação de que ela teria ficado com o dinheiro, que não soube revelar o valor, e devolvido apenas os documento para o proprietário.

A notícia da TV diz que havia R$ 2 mil na carteira, mas à reportagem do CORREIO DO TOCANTINS o estudante revela que eram R$ 1.100,00. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Clarinha no 'berço'

Aniversariando nesta segunda-feira (17), a simpática senhora Maria Clara, esposa do jornalista Waldyr Silva, responsável por este blog. À aniversariante, os mais sinceros votos de longa vida, com saúde e prosperidade.

domingo, 16 de outubro de 2011

Cresce número de países com mulheres no primeiro escalão

O número de países com mais de 20% dos cargos ministeriais ocupados por mulheres saltou de 13 para 63 entre 1998 e 2008, aponta o Relatório de Desenvolvimento Mundial 2012: Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, do Banco Mundial (Bird). De uma forma geral, a proporção de mulheres ocupando esses postos é de 17% no mundo inteiro, 8% a mais que em 1998, um crescimento considerado lento pela instituição.

O documento, divulgado no início do mês, destaca maior participação feminina na política, principalmente em quatro regiões do globo: Europa Ocidental, sul da África, América Latina e Caribe. Em 2008, Chile, Finlândia, França, Granada, Noruega, África do Sul, Espanha, Suécia e Suíça tinham mais de 40% de ministérios ocupados por mulheres.

“Embora homens e mulheres sejam igualmente aptos para exercer sua voz política pelo voto, homens são frequentemente percebidos como superiores em exercer poder político”, atesta o relatório. “As pessoas continuam vendo os homens como líderes políticos e econômicos melhores que as mulheres”. Atualmente, o governo Dilma Rousseff conta com 10 ministras, do total de 38 postos (26,3%).

O Brasil é o país que apresenta menos preconceito quanto a essa questão: 32% dos brasileiros veem os homens como líderes políticos superiores a mulheres – contra 63% da Índia, 62% da Rússia e 51% da África do Sul. No Chile, que já foi presidido por uma mulher – Michelle Bachelet (2006-2010) –, o índice ficou em 49%.

Presença ainda pequena
Poucos países têm restrições legais à ocupação de cargos públicos por mulheres, mas, mesmo assim, a presença feminina em postos no Parlamento é “muito pequena”'. De acordo com o Banco Mundial, em 1995 as mulheres representavam 10% dos parlamentares, fatia que subiu para 17% em 2009.

O relatório do Banco Mundial discute a situação feminina em outras áreas, como mercado de trabalho, educação, saúde e violência doméstica. No Brasil, assim como em outros países, como Índia e Tailândia, observa-se um aumento na ocupação de empregos de “requisitos intelectuais” por homens e especialmente mulheres.

De acordo com o relatório, os avanços na saúde e na educação das mulheres trazem resultado para seus filhos em países variados, como Brasil, Nepal e Senegal.

Distribuidoras pagaram R$ 163,77 milhões a consumidores por interrupções de energia elétrica

As compensações por interrupções no fornecimento de energia elétrica pagas aos consumidores somaram R$ 163,77 milhões no primeiro semestre de 2011. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o valor foi 7,43% superior ao pago no mesmo período de 2010.

No total, foram pagas 41 milhões de compensações pelo descumprimento de indicadores de duração e de frequência da interrupção. Os dados foram encaminhados à Aneel por 61 concessionárias de distribuição do país e ainda serão verificados pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE).

Sudeste foi a região onde o valor das compensações foi maior, com R$ 61,68 milhões. A região Norte ficou em segundo lugar, com R$ 44,66 milhões em pagamentos, seguida do Nordeste, com R$ 27,28 milhões, e do Sul, com R$ 17,54 milhões. Na região Centro-Oeste foram pagos R$ 12,59 milhões.

A compensação deve ser creditada na fatura do consumidor em até dois meses após o período de apuração, que corresponde ao mês no qual ocorreram as interrupções. (Agência Brasil)

sábado, 15 de outubro de 2011

Imprensa exige esclarecimento sobre execução de operador de VT

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva
Faixas e cartazes na frente do quartel

Waldyr Silva, presidente da Aicop, e major Sérgio

Imprensa e membros da família da vítima

João da Costa, pai do operador de VT

Delegado Antonio Miranda
A pedido da família do operador de VT Manoel da Costa, 24 anos, supostamente executado a tiros por uma guarnição do Grupo Tático da Polícia Militar na madrugada do último sábado (8), em Parauapebas, a direção da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) convocou os veículos de comunicação da cidade e juntos foram até o quartel do 23º Batalhão da Polícia Militar, na manhã da última quinta-feira (13), exigir esclarecimento sobre a morte do funcionário do SBT.

No quartel, acompanhados de membros da família da vítima, que ostentavam faixas pedindo justiça, os repórteres foram recebidos pelo subcomandante da corporação, major Sérgio Pastana, que na oportunidade esclareceu que o caso estava sendo investigado pela Polícia Judiciária, a qual tem o prazo de 30 dias para concluir o inquérito de investigação.

Pressionado pelos profissionais de imprensa e por familiares da vítima a informar se os PMs envolvidos no homicídio do operador de VT ainda estavam prestando serviços à comunidade, major Sérgio assegurou que os acusados foram afastados de suas atividades externas, devendo responder a todos os questionamentos solicitados da Polícia Civil para apuração da morte do rapaz.

Os repórteres chegaram a indagar se os integrantes da guarnição envolvida no episódio estavam todos preparados psicologicamente para integrar o Grupo Tático da Polícia Militar, uma vez que aquele segmento de policiais, até bem pouco tempo, era visto na cidade como exemplar na defesa da sociedade, tendo como resposta que os policiais estavam plenamente preparados nas instruções internas da academia de polícia.

“Gostaria de ressaltar a todos vocês que a polícia não tem domínio ou controle das emoções ou do caráter de cada um dos policiais que servem na corporação. As orientações e treinamentos são no sentido de que eles prestem um bom serviço aos cidadãos, tenham controle na elucidação de conflitos, façam uso racional da arma e zelem pela segurança da comunidade, mas não temos controle de suas atitudes”, destacou o subcomandante.

Depois de ouvir os esclarecimentos do major Sérgio Pastana, os profissionais de imprensa seguiram até a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde o delegado Antonio Miranda Neto revelou fatos novos no que diz respeito à investigação da morte do rapaz.

Segundo o delegado, até dois dias antes ele tinha depoimento apenas dos policiais envolvidos no caso, os quais sustentavam que agiram em legitima defesa, uma vez que a vítima havia resistido à prisão e disparou contra os PMs.

“Com os novos depoimentos que acabamos de colher de pessoas que dizem ter testemunhado a situação na praça, a investigação nos leva para outro caminho para elucidação do homicídio”, frisou a autoridade policial, sem, no entanto, revelar detalhes do conteúdo dos depoimentos, “para não atrapalhar a continuidade das investigações”.

No final dos esclarecimentos feitos pelo major Sérgio Pastana e o delegado Antonio Miranda, o pai de Manoel da Costa, senhor João da Costa, disse estar confiante nas autoridades que os culpados pela morte do filho dele serão todos punidos pela Justiça.

Homenagem ao Dia dos Professores

Ainda há amor e esperança no meio do caminho

Apesar de vivermos tempos de desencantos e desilusões, tempo de solidão e individualismo, ainda assim, precisamos acreditar que o mundo está para ser feito e o seu formato para as futuras gerações dependerá de nossas ações agora no presente.

Às vezes achamos que temos todo o tempo do mundo à nossa disposição, mas o tempo não está disponível a vida toda, por isso deve ser aproveitado a cada momento. É preciso que brote a esperança e com ela a auto-estima, para continuarmos sendo os profissionais mais importantes de uma sociedade, pois somos os únicos que temos a capacidade de manter ou mudar o comportamento das pessoas.

Que em mais este DIA DOS PROFESSORES possamos renovar o amor e a esperança pela nossa profissão. Vamos à luta! “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”!

Raimundo Moura
Educador da rede municipal e estadual de ensino em Parauapebas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nota de repúdio da Amepa

A AMEPA (Associação dos Magistrados do Estado do Pará), entidade de classe que representa a judicância estadual e os juízes das comarcas de Marabá, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia e Parauapebas, vem a público repudiar a infeliz postura da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá, em anonimato vedado pela Constituição Federal da República, ao fazer aposição de folheto pejorativo ao órgão julgador da 2ª Vara Cível desta sede.

Os valores alcançados pela nova ordem democrática brasileira, diuturnamente salvaguardados pelo Poder Judiciário, são tão caros à sociedade que não podem ser vilipendiados por injúrias reais de parcela minoritária da classe da advocacia, que tanto se empenhou na luta pela redemocratização.

O achincalhe e o desrespeito demonstrados na conduta verificada na sala da OAB/PA, nas dependências do Fórum da Comarca de Marabá, em nada contribuem para a manutenção da paridade de tratamento na tríade que compõe o sistema judiciário. Ao contrário, são exemplos de comportamento isolado, pueril e que prega a intolerância e segregacionismo numa relação que vive apenas do debate de ideias.

Desse modo, não se pode tolerar a continuidade e progressão de ações semelhantes, sendo necessária à entidade de classe a adoção de medidas severas para evitar situações análogas, bem assim, na forma de seu Código de Ética (Lei 8.906/94, em especial o art. 6º), que assegurem o cotidiano relacionamento com “consideração e respeito recíprocos”.
HEYDER FERREIRA TAVARES - Presidente da AMEPA

LIBIO ARAÚJO MOURA - Juiz de Direito da 3ª Vara Penal de Parauapebas e vice-presidente de Prerrogativas da AMEPA

DANIELE KAREN SILVEIRA DE ARAUJO LEITE - Juíza de Direito da 2ª Vara Cível/Marabá

ELAINE NEVES DE OLIVEIRA - Juíza substituta, respondendo pela 1ª Vara Cível/Marabá e comarcas de São João do Araguaia e São Domingos do Araguaia

EMERSON BENJAMIN PEREIRA DE CARVALHO - Juiz de Direito da 4ª Vara Penal/Marabá

SARA AUGUSTA PEREIRA DE OLIVEIRA - Juíza substituta, respondendo pelas 5ª e 7ª Vara Penal/Marabá

EDUARDO ANTONIO MARTINS TEIXEIRA - Juiz de Direito da 6ª Vara Cível/Marabá

CLAUDIA REGINA MOREIRA FAVACHO MOURA - Juíza de Direito da Região Agrária de Marabá

CRISTIANO MAGALHÃES GOMES - Juiz de Direito da Vara do Juizado Especial Cível

MURILO LEMOS SIMÃO - Juiz de Direito da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e privativa do Tribunal do Júri

Horário brasileiro de verão começa a 0 hora deste domingo

O horário brasileiro de verão 2011/2012 começa oficialmente à meia-noite deste domingo (16) e termina a 0 hora do dia 26 de fevereiro de 2012. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os relógios em uma hora.

O horário de verão foi adotado pelo governo federal com o objetivo de economizar energia elétrica no país. Nesse período, os dias são mais longos e é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia.

Apenas as regiões Norte e Nordeste do país estão fora do horário, porque elas estão mais próximas da linha do Equador, e por isso nesses estados a duração do dia não muda e por esta razão não há economia de energia.

Ao todo, serão 133 dias de duração do horário de verão. Para não haver mais necessidade de que todo os anos sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto número 6.558 que já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.

Segundo o decreto, fica instituído que a hora de verão de todos os anos será a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.

No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso, o horário de verão de 2012 se encerrará a zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Estudantes são barrados de entrar na Câmara de Vereadores

Fotos: Ronaldo Modesto
Tumulto na frente do prédio

Seguranças na porta da frente

Estudante Patriana Pereira

Estudante Geilson Costa

Vereador Euzébio Rodrigues

Vereador Odilon Rocha
Um grupo de estudantes secundaristas foi barrado de entrar no prédio da Câmara Municipal de Parauapebas para assistir à sessão ordinária da última terça-feira (11), onde a categoria pretendia fazer algumas reivindicações e apresentar uma peça teatral de 10 minutos.

Alegando que os alunos estariam dispostos a fazer barulho no auditório do Poder Legislativo, a ponto de atrapalhar os trabalhos dos parlamentares, o presidente daquela Casa de Leis, vereador Euzébio Rodrigues (PT), mandou dois seguranças para a porta principal do prédio da Câmara para barrar a entrada dos estudantes, que estavam com as caras pintadas.

Ouvida pela reportagem, do lado de fora da Casa do Povo, a estudante Patriana Alves Pereira, da escola estadual Eduardo Angelim, reagiu à decisão do presidente da Câmara, dizendo-se surpresa com a situação, “pois sempre viemos aqui e nunca fomos barrados, e agora querem impedir nossos direitos de reivindicar”.

Segundo a estudante, o objetivo dos alunos era apresentar uma peça teatral criticando o que a categoria entende como descaso do governo com a situação precária por que passa o setor de educação no município.

O aluno Geilson Costa, da escola estadual Marluce Massariol, adicionou que na peça teatral os estudantes pretendiam expressar a situação em que a educação se encontra em Parauapebas, “mas fomos terminantemente impedidos de entrar na Câmara”.

Depois de ouvir o barulho dos estudantes do lado de fora do prédio do Legislativo, o vereador Euzébio Rodrigues suspendeu a sessão por alguns minutos e foi conversar com os alunos, explicando que naquele momento o plenário estava concentrado em votar projetos de extrema importância para o município, e que a presença dos estudantes poderia atrapalhar o andamento das votações.

Neste momento, ainda na porta do prédio, o vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), líder do governo no Legislativo, alertou ao presidente da Câmara que não deixasse os estudantes entrar no auditório da Casa de Leis, porque, segundo ele, os manifestantes iriam atrapalhar a sessão. Com essa orientação, os manifestantes se exaltaram.

Perguntado se a decisão de impedir a entrada dos estudantes ao recinto do Poder Legislativo não estaria ferindo o princípio da Constituição de ir e vir, Odilon Rocha respondeu que não, “até porque democracia tem limite, e o que vemos aqui é uma anarquia, e nós não queremos isto”, reagiu.

Continuando em sua justificativa, o líder do governo na Câmara questionou “em qual parlamento já se viu entrar manifestantes com a cara pintada no horário de sessão? Isto é uma irresponsabilidade, então temos que manter a ordem, impedindo a entrada deles no auditório da Casa”.

Depois de muita discussão, mesmo com o descontentamento do vereador Odilon Rocha, a presidência do Legislativo concordou que o grupo de estudantes adentrasse ao auditório, desde que permanecesse calado e não apresentasse a peça teatral. E assim foi feito, com alguns dos manifestantes deixando o local.