quarta-feira, 30 de março de 2011

Vereador pede ajuda de ministro em favor da população de Serra Pelada

Waldyr Silva
Aproveitando a presença do ministro de Minas e Energia no município no último domingo (27), o vereador Paulo Higino da Silva, de Curionópolis, entregou em mãos de Edison Lobão um documento no qual solicita o empenho do ministro em favor da população da vila de Serra Pelada, que estaria ameaçada de deixar suas propriedades, em virtude da poluição ambiental provocada com a extração de minério naquele antigo garimpo.

Na petição de Paulo Higino, o vereador reclama que a situação na vila de Serra Pelada está se encaminhando para um lado perigoso, pois, segundo ele, a proposta de construir residências fora do povoado “não nos parece tão viável quanto tem sido propalada”.

O vereador informa a Edison Lobão que não existe lote urbano na vila, mas pequenas posses de terra, onde o detentor da área faz plantação de pomares para sua sobrevivência da família, além da criação de animais domésticos, como galinha, caprinos e outros.

Paulo Higino entende que com a remoção dos moradores para outra localidade automaticamente essa atividade de subsistência deixará de existir, fato que já vem demonstrando grande insatisfação entre os moradores de Serra Pelada.

O parlamentar pede que o ministro viabilize entendimentos junto aos governos federal, estadual e municipal no sentido de que seja efetuado estudo propondo aos garimpeiros uma negociação justa sobre o direito de posse e moradia dos mesmos que ali “vivem numa condição subumana à mercê da inexistência das mínimas ações básicas de saúde e condição de vida”, permitindo àquela população escolher o local para onde desejar ir.

Ao receber o documento, Edison Lobão prometeu analisar a viabilidade técnica e política do pedido, e depois apresentar aos órgãos envolvidos nesses interesses, que decidirão sobre os destinos dos moradores de Serra Pelada. (WS/CT)

Nenhum comentário: