quinta-feira, 31 de março de 2011

Sistema Disque Denúncia não atende mais 24 horas

Waldyr Silva
Adriana Nunes e Márcia Guimarães

A partir desta sexta-feira, 1º de abril, o sistema Disque Denúncia, que atende em Parauapebas e região pelo telefone 3346-2250, não vai mais funcionar 24 horas, como vinha ocorrendo há pouco mais de um ano no município.

A revelação é de Adriana Nunes, coordenadora nacional do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), entidade que administra o sistema em todo o país, com sede no Rio de Janeiro (RJ).

À reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, Adriana Nunes, que estava acompanhada de Márcia Guimarães, coordenadora local do sistema, explica que a redução do horário de atendimento do Disque Denúncia em Parauapebas vai ocorrer porque foi verificado que no horário de 0 às 7 horas da manhã a demanda chega a uma média de apenas três denúncias, geralmente sobre poluição sonora, fato que inviabilizaria a permanência dos atendentes no período.

A coordenadora do IBCC assegura que, em compensação, os atendentes que prestavam serviços no período da madrugada vão reforçar o atendimento no horário das 7 a 0 hora, uma vez que o Disque Denúncia está recebendo também denúncias de moradores dos municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás.

Adriana Nunes orienta a população que em casos de emergência, no período da madrugada, as pessoas podem fazer a denúncia diretamente pelo serviço 190 da Polícia Militar, que esta passará as informações à central do Disque Denúncia.

A representante do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime acrescenta que o órgão está celebrando convênio em Parauapebas com entidades como Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Mulher, entre outras, visando ampliar ainda mais os serviços de coletas de denúncias no município.

Nos 14 meses de funcionamento em Parauapebas, o sistema recebeu quase 30 mil ligações dentro de um universo de 165 tipos de denúncias, com muitas delas sendo confirmadas e os infratores colocados atrás das grades. A coordenadora garante que o denunciante tem o nome mantido em sigilo absoluto.

De Parauapebas, Adriana Nunes partiu nesta quarta-feira (30) para Marabá, onde mantém contato com a Polícia Militar e empresas interessadas em fazer parceria com o IBCC, no sentido de instalar o serviço de Disque Denúncia também em Marabá.

Segundo a coordenadora, a central do DD em Marabá, que deve ser inaugurada no final deste ano, vai funcionar no quartel da Polícia Militar, a exemplo de Parauapebas, como forma de segurança pessoal dos funcionários que atendem às denúncias da população.

De acordo com Adriana Nunes, a central do Disque Denúncia de Marabá vai atender às comunidades dos municípios vizinhos localizados às margens da rodovia Transamazônica, PA-150, BR-155 e BR-222, entre outras. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: