terça-feira, 22 de março de 2011

Empresário industrial Valmir Mariano aposta na região

Fotos: Waldyr Silva
Patrick ouve o empresário

Empresário Valmir da Integral
Instalado no município de Parauapebas desde 1990, o industrial Valmir Queiroz Mariano, diretor-presidente da empresa Integral, vem ao longo destas duas décadas apostando no crescimento da região sudeste, prestando serviços para mineradora Vale e suas contratadas, participando do processo político e eleitoral do município e proporcionando bem-estar, lazer, educação e serviços de saúde a milhares de crianças e pessoas adultas.

No último final de semana, o empresário recebeu uma equipe de reportagem do CORREIO DO TOCANTINS em seu escritório liderada pelo diretor do Jornal, Patrick Roberto, quando falou de suas ações desenvolvidas no município e região.

CRESCIMENTO
Indagado sobre o crescimento da região atualmente, Valmir Mariano disse que, depois da crise mundial de 2009, as empresas que prestam serviços em torno da mineração na região retomaram suas atividades mais tímidas, em decorrência dos efeitos que esse problema trouxe para o país.

O empresário considera isso como um efeito cascata, que atingiu a Vale e por sua vez as outras empresas menores que prestam serviços para ela. No caso da Integral, o industrial revela que vários contratos celebrados com a Vale foram suspensos.

“Mas entendemos que a retomada de crescimento da prestação de serviços tem se restabelecido na região, porém, na Integral a situação ainda não se estabilizou. Prova disso é que até 2009, quando abateu a crise econômica mundial, nossa empresa contava com cerca de 1.500 empregados diretos, mas hoje este número caiu para a metade”, enfatiza.

Valmir Mariano reconhece que nos últimos dois anos o crescimento da cidade de Parauapebas vem sendo muito dinâmico, com a instalação de novas empresas no município, empreendimentos de venda de lotes urbanos, construção de shopping center e outros tipos de negócios, e isso vem contribuindo para recompensar o tempo perdido.

Segundo ele, a Integral hoje vem fazendo parceria com outras empresas de tecnologia, no setor de engenharia civil, especificamente na fabricação de artefatos de metal e montagem industrial. “Nosso foco maior de prestação de serviços é aqui na região sudeste, mas já trabalhamos em Macapá (em 2008), estamos fechando contrato para trabalhar em São Luís (MA) e encaminhado para fazer uma obra em Ourilândia do Norte, sul do Pará”, revela.

O empresário explica que foi um dos empresários que mais lutaram para que o distrito industrial fosse instalado em Parauapebas. Mas lamenta que a luta dele não tenha tido muito sucesso. “Um dos motivos para que eu apoiasse o atual prefeito no primeiro mandato foi a implantação do distrito. Como o projeto não decolou, e por isso a Integral estava perdendo tempo, comprei uma área às margens da rodovia PA-160, sentido Canaã dos Carajás, próximo do distrito, e montei minha fábrica, que deve ser oficialmente inaugurada no segundo semestre deste ano”.

POLÍTICA
Questionado a falar sobre política partidária, Valmir Mariano sugere que todo empresário tem que fazer parte da vida política partidária do município. Pensando assim, ele participou desse processo, sugerindo opiniões, ouvindo sugestões e até concorrendo a pleito eletivo.

Na última eleição, por exemplo, o industrial concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PDT, quando obteve mais de 13 mil votos nas urnas. Atualmente, ele integra um grupo político de oposição à administração municipal formado pelos partidos PDT, PSDB, PTB e PMDB. Quatro vereadores fazem parte desse grupo. Um nome será escolhido desses partidos para concorrer à candidatura de prefeito municipal em 2012, e o nome do empresário é um dos mais cotados.

SOCIAL
Na área social, a empresa de Valmir Mariano criou a Fundação Integral, que presta um trabalho muito importante para as pessoas carentes deste município, especialmente às crianças. Ele diz entender que o serviço social não é uma responsabilidade apenas do poder público, mas também da iniciativa privada.

Dentro dos projetos sociais que a fundação desenvolve na cidade, Valmir destaca a Festa da Criança, que vem sendo realizado todo ano desde 1990. “Começamos atendendo 50 crianças com brinquedos e atendimento médico, e hoje beneficiamos 10 mil crianças e adolescentes”, destaca.

Além de atender às crianças com presentes e lazer, a fundação está iniciando um projeto de educação profissionalizante e outro de saúde, por meio de uma carreta transformada em consultórios que percorre os bairros da cidade. A Integral está investindo R$ 600 mil na fundação, além dos serviços prestados por centenas de voluntários que colaboram com as ações da entidade. “Na última Festa da Criança, que ocorre todo ano em 12 de outubro, Dia da Criança, investimos algo em torno de R$ 300 mil”, revela. (Patrick Roberto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: