terça-feira, 29 de março de 2011

Siqueira Campos conta experiência sobre criação do Estado do TO

Fotos: Waldyr Silva



Ao se pronunciar em Parauapebas no último sábado (26), em visita de apoio aos membros da Comissão Brandão Municipal Pró-Estado de Carajás, o governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos, destacou que uma das maiores forças políticas que teve por ocasião da emancipação de seu estado foi a participação dos vereadores nas Câmaras Municipais.

Siqueira Campos, que hoje conta com 82 anos de idade, ensina que a experiência que teve junto aos vereadores das regiões que reivindicavam a emancipação foi um ponto fundamental para que o Tocantins fosse criado e se transformasse hoje numa grande unidade federativa.

O governador tocantinense sugeriu que os coordenadores do movimento emancipatório do Estado de Carajás façam um grande esforço para agregar nesta luta todos os vereadores dos 39 municípios que reivindicam a criação do estado. “Os vereadores foram grandes líderes no movimento emancipatório do Estado do Tocantins”, destaca, apontando para que a mesma situação aconteça na criação do novo estado.

Provando que a divisão de estado é proveitosa para toda a população que vive na região, Siqueira Campos destacou que o Tocantins conta hoje com uma das melhores malhas rodoviárias do país, com cerca de seis mil quilômetros quadrados de estadas pavimentadas, para uma população de 1.373.551 (Censo 2010) habitantes, distribuídos em 139 municípios, numa área de 277.620 km2.

Na condição de convidado especial para contar sua experiência, o governador disse entender que “a luta contra a elite que não quer deixar o Brasil crescer deve ser muito grande”. Por isso, a necessidade de a população, políticos, empresários, prestadores de serviços, homens, mulheres, estudantes, enfim, todos os habitantes, se unirem nesse movimento de criação do Estado de Carajás.

Num ponto de sua fala, Siqueira Campos declara apoio irrestrito à luta dos carajaenses, afirmando que “os rios Araguaia e Tocantins não são limites que possam separar os ideais destes dois povos, mas um canal de boa e proveitosa vizinhança, pois todos somos irmãos”.

Mostrando simpatia e dom de persuasão, o governador do Tocantins conquistou a simpatia dos cerca de 300 espectadores no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio e dos organizadores do evento, que aplaudiram o visitante.

LIVRO E TROFÉU
Na oportunidade, o governador Siqueira Campos foi agraciado com exemplar autografado do livro “As origens de Marabá”, de autoria de José da Silva Brandão, e com troféu “25 anos de Comissão Brandão”. Em retribuição, o chefe do Executivo tocantinense distribuiu vários exemplares do livreto “Redivisão territorial do Brasil”, contendo informação histórica e socioeconômica do Estado do Tocantins.

A Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas também foi contemplada com troféu “Imprensa Destak Pró-Estado de Carajás 2002/2011”, pelos serviços prestados na região em prol do movimento emancipatório.

A palestra de Siqueira Campos, que veio a Parauapebas a convite do empresário comunicador Raimundo Nonato Cabeludo Vieira, acompanhado da esposa Mariluce Uchoa e do filho Aleksandro, contou com as presenças dos deputados estaduais Amélio Kaires (TO), Bernadete ten Caten (PA) e Milton Zimmer (PA); José Soares, presidente da Comissão Regional; vereadores de Parauapebas, secretários municipais, imprensa e a comunidade local e de cidades vizinhas.

Usaram da palavra, pela ordem, o vereador Odilon Rocha de Sanção, representando a presidência da Câmara Municipal; José Soares, presidente da Comissão Regional; Antonio Pereira Neto, secretário municipal de Habitação, representando o prefeito; deputado estadual Milton Zimmer; deputada estadual Bernadete ten Caten; deputado estadual Amélio Kaires; Donar Márcio Dalferth, presidente da Comissão Brandão Municipal de Parauapebas; Raimundo Cabeludo, primeiro vice-presidente da Comissão Brandão Municipal de Parauapebas; e o governador Siqueira Campos. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: