sábado, 5 de março de 2011

Fundação Carlos Gomes instala escola de música em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva
Paulo José de Melo






Público presente



Execução da canção "Uirapuru"


























Embora a escola já viesse funcionando na cidade desde o segundo semestre do ano passado, ocorreu oficialmente na última quinta-feira (3) a solenidade de instalação da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique.

Numa cerimônia simples, a solenidade de instalação da escola de música contou com as presenças do superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo; do diretor de interiorização da Fundação, Jorge Souza; diretor da escola municipal de música, Wellington Carvalho de Castro; secretário municipal de Cultura, Cláudio Felipeto Feitosa; além de alunos, pais de alunos e convidados.

Depois da falação das autoridades e convidados, um grupo de alunos, com apoio de músicos instrutores da escola, interpretou a música “Uirapuru”, de autoria do patrono da escola, maestro Waldemar Henrique, e mais duas canções, sob aplausos da plateia.

Ouvido pela reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, o superintendente da Fundação Carlos Gomes informou que a escola de música vai poder proporcionar um leque de oportunidades para jovens e adultos interessados em aprender a tocar algum instrumento musical e a interpretar canções.

Paulo José acrescentou que dentro da parceria entre o Estado o município está acertado que os alunos que se destacarem na escola de música de Parauapebas têm a possibilidade de serem encaminhados para prestarem cursos superiores de música em Belém e, possivelmente, serão agraciados com bolsas de estudos para mestrado e doutorado, com apoio da Fundação Carlos Gomes.

O superintendente aventou também a possibilidade de o município já ir pensando no aproveitamento dos talentos a serem formados na escola para formação de uma orquestra de câmara ou até mesmo sinfônica do município. “É um projeto ousado, mas temos que começar”, contemporizou Paulo José.

Segundo ainda o superintendente da Fundação Carlos Gomes, o Estado do Pará, quando ele comandou pela primeira vez a fundação, contava em 2006 com escolas de músicas em 111 municípios, mas este número caiu para pouco mais de 20 unidades. Agora no comando da entidade outra vez, ele promete estruturar e fazer funcionar as outras escolas, sempre em parceria com os municípios interessados.

De acordo com o diretor Wellington de Castro, hoje a Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique conta com cerca de 300 alunos matriculados na faixa etária de 8 a 18 anos de idade, com as aulas realizadas em dois turnos diários. O único requisito exigido pela escola de música é que o aluno seja estudante da rede de educação convencional.

A dona de casa Michele Socorro de Belém, deficiente visual, que tem dois filhos matriculados na escola, destacou ser muito importante que os pais apóiem os filhos que mostrem interesse pela música, “porque música é arte”. O adolescente Artur Fontana, aluno da escola, declarou que estava muito feliz em poder ingressar na escola para aprender tocar e cantar música. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

2 comentários:

Domiciano Santos disse...

Bom dia!
Se tu puderes divulgar meu blog sobre a música paraense, eu agradeço

http://musicadebelem.tumblr.com

Abs,
Domiciano Santos

sivaldo pereira disse...

fiquei muito alegre em saber que ainda existe munipios que se preoculpam com projetos como esse. o meu municipio que tem por nome maraial esta começandoa a seguir esse exemplo com o apoio total da nossa prefeitura na administraçao do prefeito marquinhos maraial. agente chega la!!!! sivaldo dias.