sexta-feira, 11 de março de 2011

Pescadores marcam protestam contra usina de Belo Monte

Pescadores da região programaram um protesto diferente, para a próxima segunda-feira, dia 14, em Altamira. A partir das 9 horas, eles vão se reunir no cais de Altamira, em frente ao prédio da Eletronorte.

De lá, seguirão para uma pescaria, durante a qual vão tecer uma grande rede de pesca representando a união dos povos do Xingu contra a hidrelétrica de Belo Monte. O retorno ao cais está previsto para as 16 horas, quando haverá uma coletiva à imprensa e a doação do pescado aos moradores da região.

Os pescadores defendem a imediata paralisação da obra e o respeito ao direito das populações que sobrevivem dos frutos retirados do rio. Exigem ainda a criação de um fundo protetor que possibilite a existência natural do rio e ampare as populações que vivem em suas margens.

O evento conta com o apoio do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Prelazia do Xingu, Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Terra de Direitos, Fundo Dema, Consulta Popular e Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre outros. (Blog Espaço Aberto)

Nenhum comentário: