terça-feira, 29 de março de 2011

Ministro Lobão entrega termo de posse de jazida em Serra Pelada

Fotos: Waldyr Silva




O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, entregou na tarde deste domingo (27), em Serra Pelada, na presença de quase 10 mil garimpeiros, o termo de posse definitiva da jazida de ouro, platina e paládio no antigo garimpo à mineradora Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.

O ministro estava acompanhado do prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamon; da vice-prefeita Iraides Campos; do secretário Nacional de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar; diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Cedraz Nery; deputado estadual Parcifal Pontes (PA) e federal Wandenkolk Gonçalves (PA); deputados federais Alberto Filho e Cléber Verde (MA); presidente da Coomigasp, Gessé Simão; Darci Lindenmayer, diretor da empresa Colossus Mineração, responsável pelas obras de exploração das minas; vereadores de Curionópolis, entre outras autoridades, empresários e convidados.

Ao tomar posse do documento, o presidente da Coomigasp declarou à multidão de garimpeiros nas proximidades da entrada do túnel que está sendo construído para explorar ouro e outros minérios de Serra Pelada que o termo de posse definitiva para exploração era o documento que faltava para assegurar o direito à jazida em Serra Pelada.

“Se havia alguma dúvida quanto à legalidade do projeto, o governo federal, na presença de deputados estaduais e federais, deu este atestado por meio do documento que garante a posse definitiva para nossa companhia, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral”, completou Gessé Simão.

Por sua vez, o ministro Edison Lobão atestou que com o projeto da Coomigasp e da Colossus o ouro de Serra Pelada seria novamente retirado, agora por meio desta galeria (o túnel), a “galeria do futuro”, apontando para a entrada do túnel.

“É importante para os garimpeiros ver que os compromissos firmados estão sendo cumpridos, e ver também que o governo federal, através do Ministério de Minas e Energia, tem se comprometido a viabilizar a realização de projetos que sejam viáveis e que respeitem as comunidades das regiões onde estão sendo implantadas. Estou satisfeito com a vistoria feita nas obras do Projeto Serra Pelada que vem seguindo seu curso”, enfatizou o ministro, que foi agraciado com uma comenda especial recebida na solenidade que colocou a data na história do município de Curionópolis.

Ao usar a palavra, o prefeito Chamonzinho declarou que ao longo dos últimos anos vem sofrendo juntamente com os garimpeiros com a ansiedade de poder entregar oficialmente o termo de posse definitiva da jazida de Serra Pelada e sentir com eles a mesma emoção. “E hoje este dia está acontecendo na história de Serra Pelada”.

Na oportunidade, as autoridades visitaram as instalações da mina Nova Serra Pelada e também assistiram a uma apresentação técnica sobre o desenvolvimento do projeto mineral. A expectativa é que em meados de 2012 a mineradora inicie as operações contínuas de extração e beneficiamento de ouro, platina e paládio.

Os garimpeiros também puderam conferir de perto como está sendo implantada a mina e ouvir discursos das autoridades presentes sobre as obras em Serra Pelada. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: