sábado, 24 de setembro de 2011

Prefeito de Canaã é acusado de agredir cinegrafista e o próprio vice

Idelson Gomes da Silva

Anuar Alves da Silva

Itamar Francisco da Silva
O vice-prefeito de Canaã dos Carajás, médico Itamar Francisco da Silva; o cinegrafista Idelson Gomes da Silva, de Rio Maria; e os operadores de vídeo Renato Medeiros e Talles Negro Monte, ambos do Estado do Tocantins, registraram queixa na delegacia de Polícia Civil, dando conta que eles foram agredidos física e moralmente pelo prefeito de Canaã, Anuar Alves da Silva.

Em declarações prestadas à imprensa, Idelson Gomes, que é proprietário da revista Expressão Pará, com sede em Rio Maria, e de uma produtora de filmagem e edição de imagens, informou que foi contratado pelo vice-prefeito Itamar Francisco para produzir um documentário sobre algumas obras públicas do município, como escolas, postos de saúde, asfaltamento, entre outras, que teriam sido executadas com suposta irregularidade, quando, por volta de 9h30 desta sexta-feira (23), no Centro de Convivência de Idosos, foi agredido fisicamente, junto com o vice-prefeito e os demais operadores da equipe, pelo prefeito do município.

Segundo o cinegrafista, ele foi atacado por trás pelo acusado, que chegou a derrubar a câmera de filmagem, sofrendo escoriações em uma das mãos e pequenos arranhões em um dos braços. Neste instante, de acordo com Idelson Gomes, o vice-prefeito conseguiu se apoderar do equipamento e escapar da fúria do prefeito, fugindo do local, mas foi perseguido por um segurança do prefeito.

“Na confusão, um segurança do prefeito puxou uma arma de fogo e aí ficamos todos desesperados”, revela o cinegrafista, adicionando que tentou convencer o prefeito de que estava ali executando um serviço que tinha sido contratado pelo vice-prefeito.

Por sua vez, o vice-prefeito conta que, no momento em que saiu da confusão com a câmera de Idelson nas mãos, o prefeito Anuar Alves teria ordenado que o segurança particular, o subtenente PM Gonçalves, corresse atrás dele e resgatasse o equipamento com as imagens gravadas.

“O policial chegou a apontar na minha direção uma pistola, ameaçando disparar, quando então pedi pra ele não fazer aquilo, e aí ele guardou a arma e saiu na carreira me perseguindo por uns três quarteirões, dizendo que só queria a fita da filmadora, e fui socorrido por um amigo, Antony Caetano Ferreira, que me levou até minha casa”, conta, ainda aflito, o vice-prefeito.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Anuar Alves, por meio de sua assessoria, mas nenhum dos números de celular completou a ligação. (Sandra Bispo/Waldyr Silva)

Um comentário:

Blog do Valter disse...

Boa noite meu grande amigo Jornalista Waldir Silva!

Virou moda aqui no Pará, políticos eleitos com o voto e o dinheiro do povo, agredir repórteres e jornalistas como aconteceu em Canaã dos Carajás. Este é um dos atos mais covardes de indivíduos que assumem o poder como empregados do povo, que em época de campanhas, usam discursos demagógicos combatendo a violência e depois de eleitos, eles próprios promovem a violência e o crime como seus aliados para calarem a boca que estão a serviço da população que cobra seus direitos na qualidade dos serviços públicos oferecidos aos munícipes que via de regra, são os piores possíveis do Brasil. Eu também fui agredido pelo truculento vereador Faisal salmen do PSDB de Parauapebas no dia 18 de agosto do corrente ano, nas dependências da Câmara Municipal, depois do mesmo coxixar nos ouvidos de um dos vereadores que estava na tribuna e no ouvido da Deputada Estadual Bernadete Te Catem, e até hoje nenhuma manifestação de repúdio foi feita pelos demais vereadores a atitude agressiva do déspota e tirano vereador que tem um passado repleto de atitudes truculentas contra seus opositores. Mas um dia, com certeza, eles amargarão a "Lei do Retorno". Deus não dorme, Ele vê tudo.
Abraço amigo!

Valter Desiderio Barreto. Jornalista e Escritor.