quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Corpo de Bombeiros faz treinamento de combate a incêndio

Waldyr Silva
Numa parceria com a empresa de treinamento denominada Prefire, a unidade do Corpo de Bombeiros em Parauapebas vem desenvolvendo treinamentos de combate a incêndio e outras atividades para uma turma de 28 alunos que fazem o curso de bombeiros civis.

Na última segunda-feira (19), o tenente BM Charles Catuaba, subcomandante da guarnição local do Corpo de Bombeiros, coordenou o treinamento da turma com orientações de combate a incêndio, com teste de resistência a alta temperatura.

Os treinamentos repassados aos futuros bombeiros civis consistiram na incineração de carcaças de ferro velho de automóvel e em seguida operações de combate ao fogo, utilizando extintor de incêndio e outros equipamentos apropriados para os serviços.

“Na aula de hoje, fizemos treinamento de combate a incêndio, aqui no pátio da corporação, com teste de resistência a alta temperatura com os alunos”, detalha o tenente Catuaba, adicionando que eventualmente o Corpo de Bombeiros é convidado para fazer parceria com a empresa que ministra curso para bombeiros civis.

Além das práticas recebidas para combate a incêndio, os bombeiros militares treinam também como escalar prédios, serras e cachoeiras, e dão instruções sobre salvamento de pessoas envolvidas em acidentes de veículos e outros tipos de sinistros.

De acordo com o subcomandante, na cobertura de acidentes os bombeiros devem seguir funções específicas, somando-se a experiências adquiridas anteriormente, usando ferramentas em conjunto e trabalhando de comum acordo com a doutrina de salvamento, em que todos trabalham da mesma forma, empenho e dedicação.

Nos treinamentos em altura, os bombeiros civis aprendem técnicas de rapel (escaladas e descidas), engate de cordas em lugar seguro, apoio do corpo nas hastes de segurança, entre outras instruções.

Nenhum comentário: