quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile encerra com protesto de estudantes em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva



O tradicional desfile estudantil e militar em comemoração aos 189 anos da Independência do Brasil, neste dia 7 de setembro (ontem), foi encerrado em Parauapebas com protestos de estudantes secundaristas, que ostentaram faixas pretas com letras brancas, tendo como principal reivindicação a instalação do campus da nova Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) no município.

Apoiados por um carro de som e usando palavras de ordem, os estudantes conclamaram as autoridades que se faziam presente num palanque improvisado na frente do prédio da Câmara Municipal e os populares que acabavam de assistir às apresentações do desfile a se juntarem ao “Movimento pró-criação do Campus da Unifesspa em Parauapebas” na formação de um abaixo-assinado que pretende colher 100 mil assinaturas para ser encaminhado ao Congresso Nacional, objetivando sensibilizar os parlamentares a fazer com que o campus da nova universidade seja efetivamente instalado em Parauapebas, uma vez que o mesmo seria implantado no município de Santana do Araguaia, sul do Pará.

TEMA
O desfile da Independência deste ano em Parauapebas teve como tema “Educação para todos”, defendido em várias subtemas por escolas, entidades sociais e órgãos públicos do município.

A parada cívica contou com boa parte da população ao longo da avenida onde ocorreu o desfile de policiais, estudantes, servidores públicos, maquinários com painéis, faixas e apresentações.

Como de praxe, o desfile foi aberto com hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal e respectivamente execução dos hinos do Brasil, Pará e Parauapebas.

O palco oficial contou com a participação dos comandantes da Polícia Militar, ten-cel. Roberto Coracy; do Corpo de Bombeiros, major Luís Cláudio; secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto; chefe-de-gabinete da Prefeitura, João Eduardo Fontana, representando o prefeito Darci Lermen; entre outras autoridades.

ORDEM DO DESFILE
Após o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos, o desfile de 7 de Setembro teve início com apresentação da tropa do 23º BPM da Polícia Militar, desfilando com pelotões e viaturas; e depois viaturas do 10º Subgrupamento de Bombeiros Militar/Independente.

Em seguida, apresentou-se a fanfarra municipal, coordenada por Edmilson Barroso, formada por 20 alunos nos fuzileiros, 24 nos surdinhos, 30 nos taróis e 6 na marcação dos pratos, além de instrumentos de sopros.

Depois de sua apresentação, a fanfarra municipal recuou para um espaço da Praça de Eventos e começou o desfile das escolas e entidades, na seguinte ordem:

Escola Elizaldo Ribeiro, escola Chico Mendes, Educação de Jovens e Adultos (EJA), escola Paulo Fonteles, escola Domingos Cardoso, escola Carlos Henrique, escola Jozias Leão, escola Antonio Matos, escola Eunice Moreira, Projeto Pipa, instituição Sorri Parauapebas, Centro de Educação Ambiental, Escola Evolução, Colégio Pitágoras (de Carajás), Colégio Objetivo, Projeto Esperança, Pastoral da Criança, Escolinha de Futebol da Prefeitura, Associação Ágape de Karatê, Associação Kimê de Karatê, índios da aldeia Xinkrin do Cateté e Escoteiros e Desbravadores de Parauapebas.

A apresentação dos índios na avenida foi aplaudida de pé pelos populares que assistiam à parada cívica, por representar uma novidade em eventos desta natureza.

Nenhum comentário: