quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Abaixo-assinado pede cassação de concessão da Rede Celpa

Fotos: Francesco Costa

Um abaixo-assinado com cerca de seis mil assinaturas coletadas de consumidores de energia elétrica de Canaã dos Carajás, acompanhado de uma carta de repúdio, foi entregue na última sexta-feira (16), em Belém, ao deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) e à senadora Marinor Brito (Psol-PA), pedindo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) casse a concessão cedida à Rede Celpa.

O documento e a carta de repúdio foram entregues aos parlamentares por uma comissão de membros do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) de Canaã dos Carajás formada por Carlos Santiago (presidente), Osni Vieira, Geraldo e Diego.

Ao receber o pleito dos visitantes, Edmilson Rodrigues prometeu que iria à tribuna da Assembleia Legislativa nesta semana fazer uma moção de apoio à luta da população de Canaã dos Carajás. Por sua vez, Marinor Brito declarou que levaria a reivindicação à Aneel e ao Ministério de Minas e Energia, na tentativa de resolver o problema constante de falta e queda de energia, situação que não afeta apenas o município de Canaã, mas a todo o Estado do Pará.

“Não posso me furtar a ajudar a resolver este problema. Estou levando a Brasília o abaixo-assinado, vou pedir audiência com a Aneel e entregar o documento pedindo providências para que se suspenda a concessão da Celpa”, garantiu Marinor, afirmando não querer nenhuma empresa irresponsável tendo concessão de serviços e os prestando com péssima qualidade à população.

A senadora defende que iniciativas como esta da comunidade de Canaã dos Carajás deveriam ser tomadas também pelos consumidores de energia elétrica de outros municípios do sul e sudeste do estado e demais regiões que têm sofrido com os desserviços da Rede Celpa.

MOVIMENTO
No último dia 27 de agosto, dezenas de pessoas descontentes com a qualidade da energia fornecida pela concessionária deram início ao movimento de manifestação contra os serviços prestados no município de Canaã pela Rede Celpa, com a distribuição de carta de repúdio e a coleta de assinatura para o abaixo-assinado.

A manifestação aconteceu inicialmente na praça central e depois noutros pontos da cidade por pelo menos 15 dias, inclusive em vilas do município, onde foram colhidas reclamações de usuários de energia elétrica e pintada nos carros a frase “Energia já! Fora Celpa!”. (Francesco Costa/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: