terça-feira, 27 de setembro de 2011

Moradores voltam a protestar por falta de melhorias para bairro

Fotos: Ronaldo Modesto


Um grupo de moradores do complexo que integra os bairros Guanabara, Caetanópolis, Bela Vista e Morado Nova, em Parauapebas, voltou a interditar, no início da manhã desta segunda-feira (26), as ruas Bom Jardim e VS 10, em protesto quanto à falta de infraestrutura básica naqueles logradouros.

Para bloquear as duas ruas, os manifestantes colocaram no meio da rua pneus velhos, pedaços de madeira e outros materiais inflamáveis e tocaram fogo, impedindo a passagem de veículo e até de pedestres no local.

Os moradores reivindicam parada de ônibus coberta, saneamento básico, ruas asfaltadas, energia elétrica, água tratada e outros benefícios básicos.

Ouvido pela reportagem, o professor Afonso Gilberto (Rua Ari Barroso, Bairro Caetanópolis) disse que a população desses bairros vem penando há vários anos com a falta de infraestrutura nas ruas, e a prefeitura não está nem aí com as reivindicações da comunidade. Ele observa que a cada dia que passa a situação de calamidade vai se agravando mais ainda naquele complexo de bairros.

Para o motorista de van que explora o serviço público de transporte de passageiros, Lindomar de Moura, “por causa da falta de proteção de chuva e sol nos pontos de parada de van os passageiros entram no coletivo bastante estressados, suados e com o juízo pegando fogo, discutindo com todo mundo dentro da van”.

No final de semana, os usuários de van colocaram num ponto de parada na avenida Bom Jardim, Bairro Caetanópolis, uma placa com os seguintes dizeres: “O prefeito promove parada gay, mais (sic) não promove parada de van” (em alusão à promoção de evento denominado Parada Gay, do movimento LGBT). Sobre esta iniciativa, Lindomar de Moura opina que um ato desses é bastante vergonhoso para os administradores do município que arrecadam um montão de dinheiro por mês e não fazem as benfeitorias necessárias.

Procurado pela reportagem, o morador Paulo Almeida, conhecido por “Grande”, admitiu ter participado do grupo de pessoas que afixou a placa reivindicando parada de van, “porque o prefeito não está cuidando da cidade, e por isso estamos com essa manifestação pra ver se chega alguém por aqui e dê uma satisfação pra gente”.

SEMOB
Na Secretaria Municipal de Obras (Semob), a reportagem foi informada por Orlando Menezes, secretário adjunto, que a prefeitura vai construir vários pontos de ônibus ainda neste verão, com novo modelo. Sobre o asfalto solicitado pela comunidade, o secretário informou que a Semob já iniciou os serviços no Bairro Bela Vista e no próximo mês nos inicia nos bairros Caetanópolis, Nova Vida e Liberdade II.

Indagado sobre a manifestação desta manhã, Orlando Menezes disse que encaminhou uma equipe técnica para conversar com os manifestantes e assegurar que os serviços de terraplanagem e asfaltamento vão ser iniciados no mês de outubro. A respeito da faixa pedindo parada de van, o secretário adjunto respondeu que não tinha nada a declarar. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: