quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Turismo religioso do Pará é levado para Festival em Gramado, no RS

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, principal evento do segmento turismo religioso da Amazônia, é a temática escolhida pela equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para ser apresentada ao Brasil e ao mundo em mais uma feira de turismo.

Depois do sucesso da Abav 2011 – Feira das Américas, que aconteceu no período de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, agora o Círio é tema do 23º Festival de Turismo de Gramado (Festuris), entre os dias 16 e 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS).

Com o apoio do Ministério do Turismo, a Festuris é considerada a feira de negócios de maior retorno para o trade da América do Sul, que vem ampliando sua força no mercado internacional. Segundo o gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, a participação do Pará no evento será com um estande de 16 metros quadrados, localizado no Salão do Turismo Religioso.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará no estande, graças a uma articulação da Paratur com a Diretoria da Festa de Nazaré. No espaço haverá distribuição de material promocional do turismo paraense, com destaque para roteiros e produtos das seis principais regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu.

Lançamento
Na oportunidade, o presidente da Paratur, Adenaur Góes, formaliza convite para as autoridades locais e operadores de turismo para o lançamento, nesta sexta-feira (11), em Belém, do Plano Estratégico de Turismo do Pará “Ver-o-Pará”, do Plano Estadual de Qualificação Profissional do Turismo, novo site promocional e nova marca turística do Pará. O lançamento será às 17 horas no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

A participação do Pará no Festival de Turismo de Gramado inclui profissionais de imprensa ligados à Gerência de Comunicação da Paratur, Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), membros da Diretoria da Festa de Nazaré e ainda a soprano Daniela Freitas e a pianista Celina Chamiê, que acompanharão todos os momentos da participação de Nossa Senhora de Nazaré no festival.

Programação
Dia 16, às 18h30, começa o cortejo com a Imagem Peregrina em direção à Matriz de São Pedro de Gramado, com missa e permanência da santa para veneração da comunidade católica e visitantes até o dia 17.

Dia 18, às 9 horas, acontece a abertura oficial do Congresso do Festival de Gramado, no Teatro Lupicínio Rodrigues, no Serrano Centro de Convenções.

Dia 18, às 9 horas, ocorre um novo cortejo com a imagem peregrina, que fará a abertura do congresso do festival, seguida da palestra proferida pela secretária de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Bel Mesquita, no teatro Lupicínio Rodrigues.

Dia 19, às 17h30, acontece um novo cortejo com Nossa Senhora. O evento termina com a coletiva de imprensa de encerramento do Festuris.

O Festuris é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebendo empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 30 países. A feira acontece no Serra Park, um dos mais modernos centros de eventos do Brasil, localizado a apenas um quilômetro do centro da cidade. (Agência Pará de Notícias)

Nenhum comentário: