terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estado de Carajás: carreata do ‘sim’ percorre ruas de Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva

Centenas de motos e outras centenas de automóveis e caminhões percorreram, na tarde do último sábado (19), os principais bairros de Parauapebas, numa carreata muito animada na campanha do “sim” pela criação do Estado de Carajás, cujo plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro próximo.

Participaram da carreata estudantes, empresários, líderes políticos e populares, empunhando bandeiras e soltando fogos de artifícios pelas ruas de Parauapebas, em defesa da causa do “sim” (77).

A concentração do ato público ocorreu às 15h30 no cruzamento das rodovias PA 275 e 160, onde foi feito a entrega e fixação de adesivos em veículos. A carreata iniciou pela PA 160, passou pelo complexo de bairros Altamira, Cidade Nova, União, Rio Verde e outros bairros.

A caravana do “sim” contou com vários carros de som, cujos locutores chamavam a atenção da comunidade com músicas sobre a campanha do plebiscito e concitando as pessoas na rua a se integrarem à carreata em carro, moto e até de bicicleta. Além dos carros de som, uma viatura do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) apoiou o movimento separatista, organizando o trânsito por onde a carreata passava.

Presente à caravana, Rivaldo Bonfim, gerente regional das lojas Leolar, cedeu vários caminhões e veículos para a carreata, sustentando que a empresa está presente em todos os municípios que integram o futuro Estado de Carajás, “onde na força bruta fomentamos o progresso”.

O gerente Regional do Detran em Parauapebas, Valmir Oliveira Pereira, também foi outro que compareceu para dar apoio ao ato público. Mesmo sendo gerente de uma autarquia do Estado do Pará, Valmir demonstrou empenho na luta e assegurou que o governo deu liberdade para os ocupantes de cargos comissionados e membros de diretórios do partido do governo (PSDB) se manifestar de acordo com a orientação de cada município.

“Esta é uma luta democrática e não podemos ser cerceados de demonstrar nossa vontade de constituir um governo próprio onde os problemas específicos de cada região sejam de fato minimizados”, justificou Valmir Pereira.

O vereador Faisal Salmen (PSDB), entre outros, e o deputado estadual Milton Zimmer (PT) também prestigiaram a carreata do início ao fim, engrossando o movimento e exortando a população a votar “sim” no plebiscito de 11 de dezembro pela criação do Estado de Carajás.

Nenhum comentário: