segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Campeonato de caratê na zona rural promove integração e cidadania

A 4ª Copa Girão de Karatê, que aconteceu no último dia 26 na Vila Sanção, distante 75 quilômetros do centro de Parauapebas, promoveu integração e cidadania aos jovens daquela região.

O Pseem (Projeto Social Esportivo e Educacional Marcial), que é financiado e supervisionado pelo Comdcap/Fumdcap e funciona nas vilas Sanção e Paulo Fonteles, teve sua culminância do ano com a realização de um campeonato de caratê na modalidade Kumitê (luta), com a presença de outras associações do centro da cidade, entre elas, a Associação Esportiva e Educacional Ágape de Karatê, Associação Kimê de Karatê Interestilos e Associação Girão de Parauapebas, além das anfitriãs Agam, da Vila Sanção, e Agam, da Vila Paulo Fonteles, totalizando 165 atletas participantes.

O evento é o segundo que acontece na vila, e já está fazendo sucesso de público, pois vários pais e simpatizantes da modalidade esportiva lotaram a quadra de esportes da escola Alegria do Saber e torceram muito.

“Fiquei impressionada pela quantidade de pessoas assistindo e torcendo, gritando o nome de seus atletas preferidos”, declarou Dona “Preta”, coordenadora da escola e do projeto Pseem na Vila Sanção.

“Nunca tinha visto tanta gente na quadra, e o que é melhor, tantos pais envolvidos, assistindo seus filhos lutando e ganhando medalhas. Eu mesma gostei muito, e espero que este projeto continue no ano que vem”, almejou Nazinha, mãe de aluna do projeto.

Jackcianne Santos, 15 anos de idade, que recentemente participou do Campeonato Brasileiro de Karatê em Belém, e que faz parte do Pseem da Vila Sanção, disse estar muito feliz. “Estou maravilhada com tudo isto que está acontecendo. Desde que o caratê veio pra cá eu já participei de tantas coisas legais, e já conheci até campeões mundiais de caratê”, comemora.

O professor Girão, responsável pelo projeto, agradeceu a todos que colaboraram com o evento, principalmente a Ivone Marçal, diretora da escola Alegria do Saber, que foi o braço direito do projeto na Vila Sanção; senhor Mazinho, presidente da Associação dos Moradores da Vila Paulo Fonteles, e a diretora da escola Monteiro Lobato.

O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que patrocinou o ônibus para o deslocamento dos atletas; Secretaria Municipal de Esportes (Semel), que patrocinou parte da alimentação dos atletas; e do vereador Euzébio Rodrigues, que patrocinou as medalhas para premiação. (Josberto Girão)

Nenhum comentário: