terça-feira, 15 de novembro de 2011

Inmetro vistoria pesos e embalagens em supermercados

Fotos: Waldyr Silva

Uma equipe de fiscais metrologistas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), oriunda de Belém (PA), encontra-se em Parauapebas desde a semana passada inspecionando pesos e embalagens de produtos alimentícios em supermercados da cidade.

O objetivo da operação do Inmetro, que encerra no final desta semana, é assegurar que o consumidor local não seja ludibriado na compra de produtos com peso e embalagens diferentes do anunciado pelo fabricante ou fornecedor.

De acordo com o fiscal metrologista Raimundo Sena, essas operações de aferição de pesos e embalagens de produtos alimentícios ocorrem duas vezes por ano nesta região. Ele explica que, em caso de identificação de algumas irregularidades, o Inmetro responsabiliza o fabricante, que por sua vez será autuado e o produto retirado das prateleiras do supermercado.

Raimundo Sena destaca ser muito importante que o consumidor fique sempre atento na hora de comprar um produto, verificando se o peso indicado na embalagem confere com o conteúdo. Em caso de alguma irregularidade, o cliente deve denunciar a infração ao Inmetro, pelo telefone (91) 3246-3314.

O fiscal metrologista Luiz Paulo revela que as multas em caso de irregularidade variam de R$ 150,00 a R$ 1,5 milhão, dependendo da gravidade de cada caso. “Nossa equipe está fiscalizando uma média de quatro supermercados por dia em Parauapebas. Nas primeiras verificações já encontramos algumas irregularidades no peso de alguns produtos”, explica Luiz Paulo.

A dona de casa Maria de Lourdes Moreira, 32 anos, residente no Bairro União, elogiou a ação dos fiscais do Inmetro em Parauapebas, revelando que nunca tinha presenciado operação do órgão nacional em supermercados da cidade.

Nenhum comentário: