sábado, 19 de novembro de 2011

Estudantes da região participam de Prova Brasil em Parauapebas

Semed
Centenas de estudantes dos municípios de Tucumã, Água Azul do Norte, Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas participaram da aplicação da Prova Brasil, nos dias 17 e 18 do corrente.

A estimativa é que mais de cinco milhões de alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental em todo o país tenham participado da Prova Brasil, que é aplicada pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) a cada dois anos em escolas estaduais, municipais, federais e privadas.

As provas foram de Língua Portuguesa, Matemática e questionários socioeconômicos. O resultado é um dos parâmetros para se calcular o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Com o maior Ideb do Pará e acima da média nacional, com 4,7, Parauapebas recebeu a Prova Brasil em posição de destaque, como município pólo.

Todo o processo foi iniciado com as fases de treinamentos, as quais Parauapebas também teve papel importante, visto que coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram os responsáveis pelo treinamento dos aplicadores da prova de todos os municípios agregados.

“O desenvolvimento dessa atividade é de suma importância para nós e também para os municípios agregados, uma vez que os resultados servirão de ponto de partida para as tomadas de prosseguimentos para a melhoria da educação”, frisa Amabete Almeida, coordenadora geral da Prova Brasil no Pólo Parauapebas.

OBJETIVOS
A Prova Brasil1 tem como objetivos avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global; melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e prestar contas dos seus resultados à sociedade em geral; e fornecer informações para o poder público, definir ações voltadas para a superação dos problemas identificados e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino e redução das desigualdades. (Waldyr Silva, com informações da Semed)

Nenhum comentário: