quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Governo do Estado se prepara para instalar sede em Parauapebas

Depois de passar por Santarém e Marabá, a sede administrativa do Governo do Estado será transferida para Parauapebas. Uma equipe da Casa Civil, chefiada por Heitor Pinheiros, ficou de chegar a Parauapebas no final da tarde desta quarta-feira (9) para começar a instalar o escritório do governo estadual no quartel do 23º Batalhão da Polícia Militar. O objetivo da equipe é levantar os problemas relacionados à ausência do estado para depois programar as ações do governo itinerante.

A presença do governo tem como objetivo aplicar as ações públicas voltadas para a educação, saúde, cultura, segurança pública e desenvolvimento sócio-econômico. Durante os trabalhos do Governo Itinerante, o governador Simão Jatene irá despachar da cidade, acompanhando diversas ações, anunciando e aprovando recursos para as obras que deverão ser feitas na região. Jatene também participará de audiências públicas durante sua estada na cidade.

Esta será a terceira experiência de governo itinerante neste mandato do governador Simão Jatene, que deve transferir a sede administrativa do estado, ainda este ano, para outros municípios caracterizados como pólos de desenvolvimento do Pará, a fim de descentralizar a gestão, vivenciar as questões mais urgentes de cada região e valorizar a população dessas localidades.

Entre as ações a serem realizadas em Parauapebas está o Pro Paz Cidadania, que reunirá uma série de serviços e atividades das secretarias de estado, como emissão de documentos pessoais, corte de cabelo, curso de maquiagem, palestras e oficinas sobre diversos assuntos, como empreendedorismo, em parceira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos, com a confecção imediata de óculos para os pacientes que necessitarem, e a doação de medicamentos no ônibus farmácia.

Toda a programação acontecerá na escola Eduardo Angelim, onde deverá ocupar várias salas, além dos ônibus que estarão no entorno do prédio escolar reforçando a estrutura da ação.

José Rinaldo Alves de Carvalho, presidente do diretório municipal do partido de Simão Jatene, o PSDB, assegura que muitas obras deverão ser anunciadas pelo governador em Parauapebas, durante dois dias, como na área de educação, saúde e segurança pública.

“Órgãos do governo estadual precisam ser instalados aqui para que reduzamos ao máximo possível esta dependência que temos de Marabá, pois somos pólos e podemos ajudar outros municípios e não dependermos de outros”, planeja Zé Rinaldo, dizendo que vai articular para que o escritório do governo continue implantado no município para que, segundo ele, seja um canal de contato direto com o Governo do Estado.

A data das ações do governo itinerante em Parauapebas ainda não foi definida, mas será no início do mês de dezembro. (Francesco Costa/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: