sábado, 26 de novembro de 2011

Moradores protestam contra falta de energia e de infraestrutura

Fotos: Ronaldo Modesto



Dezenas de moradores do Bairro Betânia, em Parauapebas, voltaram a protestar na última terça-feira (22), desta vez, em razão da queima de um transformador de alta tensão, que deixou várias ruas daquele bairro sem energia elétrica durante vários dias.

Na manifestação, os moradores interditaram a principal via de acesso do logradouro, colocando restos de madeira e outros objetos no meio da Rua Bartolomeu e tocando fogo, obstruindo o tráfego de veículos e motos, inclusive o transporte coletivo de passageiros.

À reportagem, os manifestantes explicaram que o protesto tinha como objetivo chamar a atenção da empresa concessionária de energia elétrica no estado, a Rede Celpa, para que a mesma substituísse o transformador queimado e restabelecesse a energia, uma vez que os consumidores já estavam há duas semanas sem o serviço.

De acordo com um dos moradores, Paulo Antunes Santos, a alegação da Celpa era que, em virtude de o trecho onde ocorreu a avaria com o transformador se encontrar interditado pela prefeitura, com a escavação de vala no meio da rua, viatura da concessionária não podia chegar ao local para substituir o transformador queimado.

Cícero Brito e Cláudio Alves, que têm estabelecimentos comerciais no ramo de alimentos, alegam vir amargando enormes prejuízos com a falta de energia elétrica, tanto em termo de estrago de produto quanto à falta da clientela, que, sem energia, não encontra a mercadoria que precisa.

Os moradores da Rua Bartolomeu, onde a obra de drenagem está sendo feita há mais de 20 dias, afirmam ainda que a obra está parada e enquanto isso eles não têm como guardar seus veículos na garagem, em virtude de a rua se encontrar com uma enorme cratera para colocação de tubulação.

Ouvidos pela reportagem, funcionários da empresa responsável pela obra de drenagem justificaram que a paralisação dos serviços ocorreu em decorrência da falta de manilhas (tubos cilíndricos construídos com cimento) na cidade, mas que ainda esta semana os serviços seriam concluídos.

Novo protesto no Bairro Caetanópolis
Também na última terça-feira (22), no bairro Caetanópolis, parte da comunidade voltou a interditar a Rua Bom Jardim, esquina com Rua Olavo Bilac, reivindicando obras de saneamento básico.

Segundo os moradores, com a falta de esgoto e drenagem as águas das chuvas não têm para onde escoar, e com isso invadem a via pública e também as casas localizadas em áreas mais baixas.

Seguindo exemplo de outras situações que já se tornaram corriqueiras no complexo de bairros, pois o poder público não se sensibiliza para solucionar os problemas reivindicados, os manifestantes colocaram entulhos no meio da rua e manilhas de cimento, chamando a atenção de quem passava pelo local e impedindo o tráfego de veículos.

O morador Josiel Almeida da Silva diz que a comunidade já está cansada de tanto reclamar a situação precária e de abandono dos bairros que compreendem o complexo Caetanópolis, e por isso encontraram o caminho de fazer protesto nas ruas para ver se chamam a atenção do poder público.

Fábio Rodrigues, outro morador do bairro, na Rua Graça Aranha, revela que toda vez que chove forte a casa dele é invadida pela enxurrada da água, provocando grandes prejuízos materiais.

Como em outras ocasiões, servidores da prefeitura asseguram que o complexo de bairro já está recebendo melhorias de infraestrutura e que a situação tem se agravado nos últimos dias em virtude das fortes chuvas que vêm caindo na região. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: