quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Prevenção às drogas e à violência em escolas

Preocupada com a violência e o consumo de drogas no bairro Primavera, a Prefeitura de Parauapebas realiza nesta quinta-feira (4), no horário das 8 às 12 horas, oficinas com alunos do Ensino Fundamental (da 5ª à 7ª série) na escola Primavera. O trabalho preventivo tem por fim tornar os estudantes multiplicadores dos males trazidos por tais ações e fazer com que eles digam não a esses atos.
Situada em área considerada periférica da cidade, a escola Primavera tem importante papel de conscientização e integração naquela comunidade de quatro mil residentes, uma vez que o bairro é considerado ponto de tráfico, abrigo de violência e de prostituição em Parauapebas.
O evento visa ainda debater sobre a temática geral, construir conceitos sobre convívio social e despertar nos alunos consciência crítica, de forma a possibilitar-lhes a autodeterminação e a plena participação nas discussões sociais que digam respeito à comunidade em que vivem.
Casos de jovens alunos no tráfico devem ser analisados, considerando a diversidade de situações que podem ocorrer, devendo a escola estar atenta às possibilidades de recuperação, inclusive pelo diálogo e compreensão dos condicionantes de tal participação.
A escola deve promover atividades de conscientização, por meio de setores relacionados à segurança pública que atuem nos estabelecimentos educacionais e na comunidade, a fim de que se demarquem as fronteiras entre educação de qualidade e atitudes vandalistas.
Os trabalhos terão continuidade nas escolas Eunice Moreira, no dia 9, e João Prudêncio, dia 17/10.

Nenhum comentário: