Um grupo de diretores da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), composto por Waldyr Silva (presidente), Iraídes Campos (vice-presidente), Iremar Araújo (1º secretário), Eliésio Costa (2º secretário) e Line Cássia (suplente da Comissão de Ética e Liberdade de Imprensa), esteve reunido na noite desta terça-feira (23), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), com o coordenador geral do curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Otacílio Amaral, para discutir a possibilidade de vir uma segunda turma do curso para o município.
Na conversa mantida com o coordenador do curso, os representantes da Aicop tomaram conhecimento que há grandes possibilidades da vinda a Parauapebas de uma nova turma do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, bastando com isso sentar com o prefeito Darci José Lermen e fazer o pedido, uma vez que o atual curso é mantido pela prefeitura.
Após o encontro com Otacílio Amaral, os diretores da Aicop decidiram entrar em contato na manhã desta quarta-feira (24) com o Gabinete do prefeito para marcar audiência com Darci Lermen, de preferência no início da próxima semana, para tratar sobre a vinda de uma segunda turma de Jornalismo.
A atual turma do curso, iniciado em janeiro de 2005 com 50 alunos e atualmente conta com 44, encerra as disciplinas no primeiro semestre do próximo ano, mas a colação de grau só acontece mesmo no segundo semestre, após o término do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
Segundo levantamento da Aicop, entre 90 e 100 pessoas trabalham ou prestam serviço hoje em veículos de comunicação no município, daí a necessidade de profissioniais mais qualificados para o segmento. Dos 44 alunos concluintes do curso, cerca de 20 já atuam no mercado local de trabalho.
Queda de avião em Gramado mata 10 pessoas
Há 8 horas
3 comentários:
Parauapebas está de parabéns pela eleição e visão dos novos diretores da AICOP, que em pouco tempo já estão preocupados com a manutenção do Curso de Jornalismo no nosso Município, pois precisamos manter o que já temos e agregar novos cursos de nível superior em Parauapebas, já que temos um crescimento além do normal de outras regiões.
Acompanho muito o crescimento do setor de comunicação em Parauapebas. Com a nova eleição da Aicop, que nem sabia se existia no municpío, vejo que os novos diretores estão interessados pela comunidade como um todo. Fico torcendo pra que a entidade consiga convencer o prefeito Darci Lermen para trazer uma segunda turma de Jornalismo para a cidade.
Francisco Armando de Souza
Bairro da Paz
Boa tarde!
Sou aluna do curso de jornalismo da Federal em Parauapebas e sinceramente, acho que o presidente da AICOP poderia dar um 'pulinho' no CEUP para conversar com os alunos do curso em andamento.
Mas caso o Sr. não possa ir, deixo aqui o meu recado. É importante salienta que os alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo sequer conseguem estágio. A Cia. vale do Rio Doce, uma empresa multinacional, atuante em vários seguimentos do mercado, oferece 2 vagas para estágios no setor de comunicação e muitas vezes ainda às preenche com alunos de outros cursos que não o de jornalismo. Na ASCOM e na BAND, você tem que ter QI para entrar; também pudera, outro dia fui lá e encontrei uma colega de curso jogando paciência no computador. Tempos atrás fomos até a Prefeitura pedir estágios, não precisava ser remunerado, apesar sr. Presidente, de vivermos num mundo capitalista e precisarmos comer e pagar vale transporte, sequer fomos recebidos. Os futuros profissionais que saem em breve da universidade se questionam o tempo todo sobre onde atuar, porque as vagas dos jornais estão preenchidas por "profissionais" que sequer abrem a boca para fazer um pergunta numa coletiva de imprensa e quando publicam suas matérias, pegam o material disponibilizado pelas empresas, entre outras, e públicam com suas vírgulas e erros. Não quero desmerecer ninguém, pois há pessoas boas atuando sim! Mas há muita gente que precisa passar 4 anos estudando e por esse motivo, sou a favor de que venha novamente um outro curso de jornalismo e espero, sinceramente, que a prefeitura compre os livros, mande concertar as máquinas fotográficas que eles emprestam, não para os alunos é claro, e quando as recebem estão danificadas ou foram "perdidas". Então Sr. Presidente, torço para que o Sr. traga boas novidades para os alunos que estão, inclusive, atuando em outras áreas por falta de oportunidades. Obrigada por publicar minha pequena nota. Percebi que você não se importa com anonimos então, vou embarcar na dos seus amigos ok! E parabens pelo seu desempenho e força de vontade em ajudar.
Postar um comentário