terça-feira, 23 de outubro de 2007

'Valentim Serra' recebe nova escola


Acompanhado do vice-prefeito Moisés Gomes de Freitas, dos vereadores Euzébio Rodrigues, João Assi e Adelson Fernandes; de secretários municipais e de convidados, o prefeito Darci José Lermen entregou, no último sábado (20), a escola “Coração de Mãe” à comunidade da vila Valentim Serra, na zona rural.
Ao usar a palavra, Darci Lermen lembrou que antes era impossível ensinar e aprender nas precárias instalações da antiga escola, mas agora a comunidade recebia uma moderna escola com três blocos, sendo um com 4 salas de aula, outro para administração (secretaria, sala para professores, biblioteca, cozinha, área de lazer) e outro para alojamento de professores.
O prefeito lembrou que o fato de a vila Valentim Serra se localizar em território do município de Marabá não ia impedi-lo de investir naquela comunidade, levando obras de infra-estrutura, saúde, educação e para o setor de agricultura.
Darci Lermen aproveitou para revelar aos presentes que ainda nesta semana marcará data para inaugurar as novas escolas do bairro Novo Horizonte, na zona urbana, e escola da Vilinha, na zona rural.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professor Raimundo Oliveira Neto, a nova escola vai atender até 200 alunos no ensino fundamental. Ele informou que a construção da escola custou aos cofres públicos municipais a importância de R$ 80 mil.
Para o líder comunitário da vila, Raimundo Nonato dos Santos, conhecido popularmente por “Irmão Nonato”, a construção da nova escola Coração de Mãe era uma antiga reivindicação da comunidade que agora se tornava realidade. “Nossa meta agora é lutar e trazer o ensino médio para a comunidade de Valentim Serra”, frisou.
Operação cidadania
A programação de inauguração da escola constou também de operação cidadania, emissão de identidade e carteira de trabalho; corte de cabelo e tiragem de fotos para documentos, tudo bancado pela Prefeitura de Parauapebas.Durante todo o dia, os moradores de Valentim Serra ofereceram churrasco e refrigerante para a comunidade, autoridades e demais visitantes da vila. Foram ainda montados dois pula-pulas para a criançada, onde a petizada não parava de brincar durante todo o dia. Houve também partidas de futebol.

Nenhum comentário: