sábado, 20 de outubro de 2007

Audiência debate conflitos fundiários e homenageia Irmã Dorothy

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado (Alepa), presidida pela deputada Bernadete ten Caten (PT), e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) promovem, na próxima quarta-feira (24/10), a audiência pública “Questão agrária e fundiária na Amazônia”.
O evento homenageia a missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada há dois anos, em Anapu, no oeste paraense, e culmina com a exibição do premiado longa-metragem “Nas terras do bem virá”, que retrata a vida dos brasileiros que deixam suas cidades natais em busca de um futuro promissor na Amazônia. A audiência vai ser no auditório João Batista, da Alepa, às 14h30, em Belém.
O objetivo do evento é debater um dos temas sociais que mais afligem a história da Amazônia, avaliando as conjunturas e as alternativas capazes de minimizar a violência que põe a região em destaque no cenário internacional.
A audiência acontece na semana em que serão julgados, em grau de recurso, na capital do estado, os supostos assassinos da missionária.
O filme “Nas terras do bem virá” foi lançado em março deste ano, já recebeu menção honrosa no festival “É tudo verdade” e vem sendo exibido em vários cantos do Brasil, inclusive em festivais de cinema de outros países, como Alemanha, Chile, Colômbia, México e Portugal.
Com duração de 110 minutos, o longa reúne depoimentos de trabalhadores, fazendeiros, fiscais e ativistas de 29 cidades do Norte e Nordeste para remontar a história da ocupação da Amazônia na década de 70 e as suas conseqüências, como a devastação florestal, o trabalho escravo, a luta pela terra e os assassinatos.
Também foram convidados para a audiência a superintendência regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); a secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes; a secretária estadual de Segurança Pública, Vera Tavares; a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional Norte 2; a Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos no Pará (SDDH); o Comitê Dorothy Stang; a Conferência dos Religiosos do Brasil; Movimento Sem Terra (MST); Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri); e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf). (Enize Vidigal)

Nenhum comentário: