terça-feira, 12 de junho de 2007

Sepof: sai Carlos Guedes e entra José Júlio

O secretário-adjunto da Secretaria de Governo, José Júlio Ferreira Lima, foi nomeado pela governadora Ana Júlia Carepa para assumir o cargo de secretário de Estado de Planejamento Participativo, Orçamento e Finanças, vago com o pedido de exoneração por motivos profissionais apresentado pelo secretário Carlos Mário Guedes.
A nomeação será publicada nesta terça-feira (12), no Diário Oficial do Estado (DOE). Para alçar a nova função no governo do Estado, José Júlio contou com experiência profissional, consolidada na área de Planejamento da Gestão Urbana e Regional. A posse será efetivada na próxima semana.
No Governo do Estado, a atuação de José Júlio ficou conhecida durante a implantação do Planejamento Territorial Participativo (PTP), do qual foi um dos responsáveis.
O novo secretário pretende garantir a continuidade das ações de Planejamento no Estado do Pará, que serão intensificadas a partir do resgate do perfil da Sepof, após a transferência das Diretorias de Tesouro Estadual e de Gestão Contábil e Fiscal para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a recriação do Idesp.
Com a retirada das duas diretorias, a Sepof será reestruturada para atender um dos principais objetivos da atual gestão que é a territorialização do planejamento.
“Esta proposta se efetivará com a integração de esforços dentro do governo, sobretudo das secretarias de Planejamento, de Governo e de Integração Regional”, comentou José Júlio.
A área de Planejamento também ganhará reforço com a recriação do Idesp. “O instituto será responsável pelo assessoramento das secretarias com a produção de análises sobre a realidade socioeconômica do estado. Será mais um componente para subsidiar as decisões políticas”, observou.
Para o secretário, a Sepof recuperará suas antigas funções fundamentais na área de Planejamento. Das cinco diretorias da Secretaria, foram mantidas a de Planejamento Estadual, a de Estudos, Pesquisas e Informações Socioeconômicas e a diretoria Administrativo-financeira. Somadas a essas três, foi criada a Diretoria de Relações Comunitárias.
Perfil
Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o novo secretário tem mestrado em Arquitetura pela Fukui University, mestrado em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University e doutorado em Arquitetura pela mesma instituição.
José Júlio foi funcionário de carreira da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), de junho de 1986 a fevereiro de 1995, além de ter ocupado o cargo de diretor do Departamento de Desenvolvimento Municipal da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep) da Prefeitura de Belém, de março de 1995 a novembro de 1996.
Sua atuação profissional inclui o planejamento e regulação urbanística, a implementação de políticas urbanas voltadas à habitação popular e ao saneamento, com elaboração de planos diretores de diversos municípios paraenses. (Fonte: Agência Pará)

Um comentário:

Anônimo disse...

É gratificante para nós paraenses sabermos que há relevância por parte deste governo em posicionar pessoas sérias, competentes e que possuem acúmulo suficiente para os cargos certos! Parabéns ao Dr. José Júlio pelo reconhecimento e ao Estado do Pará por contar com tamanha capacidade para encaminhar questões de alto valor para a sociedade, reforçando o pressuposto de que a gestão pública pode e deve priorizar na agenda de governo os problemas derivados do crescimento e desenvolvimento urbano!