segunda-feira, 18 de junho de 2007

Emater planta árvores em escola de São Geraldo do Araguaia

Uma escola pública de São Geraldo do Araguaia mudou de paisagem depois que serviu de modelo para a implantação do Projeto Sombra Verde de Vida, do escritório local da Emater, em parceria com a prefeitura municipal.
A escola municipal Limírio Rodrigues de Amorim tem mais de 700 alunos (a maioria agricultores familiares), entre crianças e adultos em processo de alfabetização.
O projeto arboriza os espaços estudantis, recuperando a flora nativa através do plantio de espécies ornamentais, frutíferas e que dão sombra. A idéia é embelezar as escolas com recursos da própria natureza, estimular a educação ambiental no município, criar um pomar do qual possam ser colhidos frutos para a merenda escolar e melhorar a sensação térmica, ajudando a proteger do sol e da alta temperatura alunos e professores enquanto eles transitam nas áreas ao ar livre.
As 50 mudas, todas certificadas, são de ipê amarelo, jambo roxo e acerola. O acompanhamento da saúde das plantas e a podagem estão sendo realizados pela equipe do escritório local da Emater.
O projeto começou em março, com um ciclo de palestras de educação ambiental, para o qual foram convidadas não só as pessoas da escola, mas os familiares e a comunidade em geral. Nos meses seguintes, as mudas começaram a ser plantadas, também com a participação de todos. Até o fim do ano, pelo menos mais três escolas serão beneficiadas no município.
São Geraldo do Araguaia fica às margens do rio Araguaia e concentra mais de 27 mil habitantes (desses, pelo menos 15 mil na área rural) e é ponto de desmatamento e poluição fluvial. (Agência Pará)

Nenhum comentário: