terça-feira, 5 de junho de 2007

Lula quer compensação para países que diminuírem desmatamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiantou na segunda-feira (4) que levará para a reunião do G-8, na Alemanha, a proposta de criação de um fundo de compensação para países em desenvolvimento e pobres que diminuírem o desmatamento.
"Que (os países pobres) sejam compensados financeiramente para que a gente possa aplicar um modelo de desenvolvimento limpo que não seja um modelo que cause grande emissão de gases no planeta", explicou Lula, no programa de rádio Café com o Presidente.
"É preciso começar a dizer algumas coisas que consideramos verdade e que uma parte do mundo desenvolvido não quer discutir. Primeiro, é que 65% de emissão de gases na atmosfera são feitos pelos países ricos, portanto, cabe a eles maior responsabilidade para despoluir o planeta".
O presidente destacou que a Europa só tem 0,03% da floresta existente há 8 mil anos no planeta e o Brasil tem mais de 60%.
"Tivemos um aumento de responsabilidade, e estamos cuidando disso com muito carinho; nos últimos dois anos, já diminuímos o desmatamento em 52%, portanto, queremos discutir com muita seriedade", declarou Lula.

Nenhum comentário: