terça-feira, 5 de junho de 2007

Belém sediará próxima edição do Fórum Social Mundial em 2009

Os membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial decidiram na última semana que a próxima edição do evento, em 2009, acontecerá em Belém (PA).
A escolha da capital paraense foi baseada na proposta apresentada por várias organizações brasileiras, que defenderam que o FSM ocorra no coração da Amazônia, em função da grande preocupação mundial com o aquecimento global.
Belém concorreu com diversas cidades, incluindo candidatos da Indonésia e Coréia do Sul. A decisão do Conselho do FSM foi tomada durante reunião na Alemanha.
A sede do fórum de 2009 era bastante concorrida em função da decisão tomada este ano na África, última edição FSM, de que em 2008 não haverá um evento unificado. O FSM ocorre anualmente desde 2001.
Apesar de ter se candidatado bem depois de outras cidades, inclusive brasileiras, Belém acabou vencendo as concorrentes em função da sustentabilidade ambiental mundial.
A governadora Ana Julia Carepa (PT) comemorou a escolha, afirmando que o Pará vai receber de braços abertos e com muita alegria os participantes do Fórum Social Mundial.
Segundo Ana Júlia, será uma oportunidade para que os ativistas de todo mundo conheçam “um novo modelo de desenvolvimento que valoriza a exploração dos recursos naturais sem destruição do meio ambiente e com justiça social".

Nenhum comentário: