terça-feira, 5 de junho de 2007

Deputado comemora certificado que livra o Pará da febre aftosa

O Estado do Pará acaba de receber o certificado que atesta a Zona 1 (regiões sul e sudeste) livre da febre aftosa com vacinação. A certificação aconteceu durante a 75ª Sessão Geral do Comitê Internacional da OIE, em Paris (França), no The Arab World Institute, e contou com a participação da comitiva paraense.
O deputado federal Paulo Rocha (PT-PA) destacou que o certificado representa resultado de anos de trabalho no combate a uma doença que tem impedido o rebanho paraense, um dos maiores do Brasil, de conquistar o mercado externo e, com isso, contribuir de forma decisiva para o saldo positivo de nossa balança comercial.
"A certificação chega ao Pará um ano depois do reconhecimento pelo Ministério da Agricultura como área livre de aftosa com vacinação”, comemorou o parlamentar, revelando que a carne paraense agora terá inserção em 169 países.
Os trabalhos devem continuar para conseguir o reconhecimento da erradicação da aftosa através de vacina no nordeste paraense, área de risco médio, e no Marajó, considerada a mais crítica pelas autoridades sanitárias. O agronegócio do gado de corte gera cerca de 500 mil empregos.
O agronegócio é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido nos últimos anos no Pará, favorecido pela disponibilidade de 30 milhões de hectares de terras agricultáveis, por investimentos governamentais significativos em infra-estrutura, geração e difusão tecnológica e defesa sanitária animal e vegetal, além da adoção de uma política estadual de fomento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa, que bom que o nobre deputado reconhece agora a importancia do setor produtivo, no caso em destaque a pecuária, para a econômia do estado e país. Antes, ele era o primeiro a se referir a esse segmento como latifundiários ou assassino de sem-terra. Tá mudado hein Paulo!!!
Belém