sábado, 12 de maio de 2012

Parauapebas e Canaã dos Carajás devem contar com 130 mil eleitores

Fotos: Waldyr Silva


A 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, deve contar nas eleições deste ano com algo em torno de 130 mil eleitores aptos a votar. Dos 130 mil, 110 mil eleitores serão de Parauapebas e os outros 20 mil pertencentes ao município de Canaã dos Carajás. A previsão é do juiz eleitoral Everaldo Pantoja e Silva, titular da 75ª Zona Eleitoral, que estava de férias e reassumiu as funções na última segunda-feira (7).

No último dia de prazo para regularização de título eleitoral, que ocorreu na quarta-feira (9), no auditório do Fórum de Justiça Juiz de Direito Célio Rodrigues Cal, em Parauapebas, segundo informou o juiz eleitoral, foram atendidas 1.200 pessoas, que formaram filas imensas para se regularizar junto à Justiça Eleitoral.

A certo momento do dia, houve um princípio de tumulto de pessoas nas filas, com a presença de cabos eleitorais querendo beneficiar eventuais eleitores, mas a Polícia Militar foi chamada e colocou ordem nas proximidades das filas.

Para atender a toda esta demanda, o Cartório Eleitoral transferiu o atendimento ao público para o auditório do Fórum local, ampliou o número de serventuários e por sua vez a quantidade de pessoas atendidas todos os dias. A partir desta segunda-feira (14), o Cartório Eleitoral volta a funcionar em sua sede.

Conforme informou o juiz Everaldo Pantoja e Silva à reportagem, a quantidade de eleitores que procuraram o serviço eleitoral está sendo totalizada e encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), em Belém, que em data oportuna deverá oficializar o número exato de eleitores em todo o estado.

Nenhum comentário: