terça-feira, 15 de maio de 2012

Manifestação de repúdio

Nesta quarta-feira, 16 de maio, às 16 horas, haverá uma manifestação de repúdio e exigências para salvar vidas de quem vive com HIV e aids.

Estarão presentes pessoas vivendo com HIV e aids, familiares e ativistas explanando os problemas que afetam diretamente a vida de quem vive com HIV e aids e suas consequências, como também as soluções para uma atendimento de ouro.

A manifestação ocorrerá no SAE/CTA, na Rua P nº 38, entre as ruas 11 e 14, Bairro União, Parauapebas. O evento será realizado pelo Grupo de Apoio às Pessoas Vhivendo com HIV/Aids e à Prevenção (GAPP+)

O GAPP+ é uma organização humanitária não governamental civil de direito privado sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, educacional, preventivo e cultural, de apoio às pessoas vivendo com HIV e doentes de aids e política de prevenção em DST e aids de Parauapebas, Canaã do Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Serra Pelada, Garimpo da Cutia, Garimpo das Pedras e zona rural, fundado em 8 de dezembro de 2002 em assembleia geral extraordinária...

Nosso trabalho resultou em conquistas consideráveis e relevantes ao município de Parauapebas e região, como o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), unidade de referência em diagnóstico em DST/HIV/hepatites virais; e o SAE (Serviço de Assistência Especializada), tratamento gratuito de aids, sífilis e hepatites virais, hoje com médico infectologista, pediatra, nutricionista, enfermeiros, farmacêutico bioquímico e assistente social. Tais conquistas resultaram na qualidade de vida de quem vive com HIV e aids.

Criamos o Projeto 6 de Abril, por meio da Lei nº 4.338, sendo o Dia Municipal da Pessoa Vivendo com HIV referenciando Parauapebas como o único município do mundo a ter um dia em homenagem às pessoas que vivem com aids, athivistas, in memória, respeito, dignidade e valorização a todos que lutam pela vida, pela causa de corpo e alma. Projeto reconhecido pelo Departamento Nacional de Aids e a Unaids, agência de aids da ONU.

O projeto é em homenagem a Maria Olindina dos Santos, que era conhecida por “Linda”, falecida em 6 de abril de 2005 por consequência de aids. “Linda” foi a maior ativista de combate à aids do Pará e fundadora e presidente do GAPP+

Dezoito países e outros lugares querem copiar o Projeto 6 de Abril, que criou o Dia Municipal da Pessoa Vhivendo com HIV: Estados Unidos, México, Egito, Japão, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Holanda, Dinamarca, França, Suíça, Escócia, Moçambique, Angola, Caribe, Cuba, Chile e Argentina.

No Brasil, estão interessados no projeto, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Santa Catarina, Porto Alegre, Recife, São Luiz, Belém e Marabá.

Denúncias: a esperança se transformou em angústia, dor, doença e morte. A demora mata a esperança.

Desde 2005, o GAPP+ vem exigindo a reforma e ampliação do CTA e a construção de um novo SAE completo e convidando o prefeito a visitar a unidade de aids. Oito anos de espera angustiante trouxeram consequências negativas previsíveis na política e tratamento da aids.

GAPP+ - Grupo de Apoio às Pessoas Vhivendo Com HIV/Aids e à Prevenção
Vhiva a Vidda - Centro de Atenção e Acolhimento às Pessoas Vhivendo com HIV e Aids
Joddal Simon – Athivista, coordenador geral do GAPP+, diretor executivo do Projeto Vhiva a Vidda, diretor de articulação política e idealizador e fundador do GAPP+
Contatos: 94 8806-7371 / 94 8114-3114

Nenhum comentário: