terça-feira, 22 de maio de 2012

Mães camponesas são homenageadas na zona rural

Fotos: Waldyr Silva

Seguindo exemplo de anos anteriores, quando centenas de crianças são homenageadas com brinquedos e atividades lúdicas no mês de outubro, por ocasião do Dia das Crianças, dezenas de mães agricultoras foram homenageadas no último domingo (20) com um almoço comunitário e entrega de presentes na propriedade do produtor rural e desportista José Domingos, no PA Rio Branco, a 48 quilômetros do centro de Parauapebas.

A iniciativa solidária é de um grupo de desportistas do município, integrado por Oswaldo Abreu, Anderson Moratório (secretário municipal de Esporte e Lazer) e o anfitrião José Domingos, que foram ao comércio local e arrecadaram os presentes e pequenas lembranças e compraram outros, enquanto que os alimentos para atender a mulherada e convidados foram angariados com apoio de colonos da região.

Além de receber presentes, as mães participaram de pula-corda, amigo secreto, torneios de baralho e dominó, entre outras atividades de lazer, tudo isso acompanhado de muita música, dança, cerveja, refrigerante e até bolo de aniversário para as homenageadas.

O almoço foi marcado por muito churrasco, galinha caipira, macarrão, cozidão, macaxeira, feijão e outras guloseimas produzidas pelos agricultores na zona rural. Mulheres, maridos e filhos se deslocaram de carro e moto de suas propriedades para a comemoração do Dia das Mães, mesmo em data atrasada.

Ouvido pela reportagem, que foi convidada para participar do evento, José Domingos explicou que as homenagens às crianças e às mães dos assentamentos próximos acontecem anualmente, sempre uma semana depois das datas oficiais (Dia das Crianças e Dia das Mães). “É um compromisso social que nós, companheiros de esporte, temos com a comunidade do PA Rio Branco, nada de política”, justifica o anfitrião.

Nenhum comentário: