terça-feira, 29 de maio de 2012

Assessoria de imprensa

A maior despesa de uma agência de comunicação corporativa é com o capital humano. O dia-a-dia do negócio exige mão de obra especializada e multidisciplinar. Em geral, as equipes são formadas por jornalistas experientes, profissionais de relações públicas, marketing e artes visuais.

Ao contratar uma assessoria de imprensa, você terá prestadores de serviço focados na visibilidade de sua empresa e com a responsabilidade de trabalhar com a credibilidade do seu negócio perante a mídia. Mas lembre-se: uma agência de comunicação corporativa não substitui ações publicitárias e de marketing.

Muitos empresários acreditam que irão vender mais produtos contratando assessores de comunicação. Isso não ocorre. A assessoria trabalha com conteúdos jornalísticos e com informação factual. Selecionar o serviço pelo preço mais baixo também não é a melhor opção. Se o valor a ser pago for muito baixo, com certeza a remuneração do profissional de atendimento será compatível com o fee recebido.

O investimento em ações de relacionamento com a imprensa varia muito. Existem profissionais freelancers que trabalham sozinhos em casa, sem muitos recursos e com fees muito acessíveis. Existem empresas de pequeno porte, com profissionais iniciantes, cujo custo é mediano. Outras, de porte médio, com equipes mais experientes e especializadas cobram um pouco mais. E as grandes assessorias, que obviamente gerarão uma despesa maior.

Avalie ainda a graduação, fluência em idiomas e as especializações dos jornalistas destacados para o serviço. Procure saber com que mailing list de veículos de comunicação trabalham, se a clipagem de notícias é diária e em tempo real, se monitoram e abastecem redes sociais, se fazem follow-up com a mídia, se visitam redações e se disponibilizam contatos 24 horas.

Desse modo, encontrar um parceiro com o perfil mais adequado às necessidades da empresa fica mais fácil. O respeito e a credibilidade gerados por um trabalho sistemático de relacionamento com a mídia resultarão em boas reportagens, que chamam a atenção da concorrência e do mercado, proporcionando novos negócios, novos clientes e fidelização dos atuais.

Meu recado está dado!
Paulo Piratininga (Scritta)

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