quinta-feira, 24 de maio de 2012

Palestras e caminhada marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças

Deicharles Damascena
Representantes de órgãos públicos e de instituições que prestam serviços sociais em Parauapebas comemoraram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que transcorreu na última sexta-feira (18), com palestras, seminários, distribuição de panfletos, adesivos, oficinas e caminhada.

O objetivo das atividades foi informar à população todos os tipos de violência praticada contra crianças e adolescentes, discutindo e refletindo com toda rede as situações encontradas no município, no sentido de elaborar ações de prevenção.

Foram mobilizadas pessoas que atuam na rede de atendimento, profissionais da área e autoridades do município. As programações finalizaram com uma caminhada ocorrida na sexta-feira (18), com saída do Quartel da Polícia Militar, seguindo na rodovia PA 275 e finalizando em frete à Câmara Municipal.

A campanha visa combater o abuso e exploração sexual, a negligência, os maus-tratos, o bullying e o trabalho infantil, situações que acontecem bastante na região e no município. Essas ações vêm ocorrendo desde o início do ano, com realização de palestras nas escolas, distribuição de panfletos, busca ativa em trabalho infantil e exploração sexual, entre outras atuações, para informar e sensibilizar a comunidade sobre a temática da campanha, além do foco preventivo.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Judson Sousa Gomes, as programações realizadas foram de grande importância para a comunidade, porque a população viu um pouco do trabalho que vem sendo feito em Parauapebas, no combate à violência praticada contra crianças e adolescentes.

A campanha vem sendo feita pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Comasp), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Conselho Tutelar de Parauapebas, além dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Projeto Pipa e Disque Denúncia.

A programação de combate à exploração sexual de menores continua durante todo ano com palestras, ações de pedágio e busca ativa para alcançar o grande objetivo, que é informar e mover a sociedade a denunciar as violências contra as crianças e adolescentes no município de Parauapebas.

Denúncias sobre alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência podem ser feitas ao Conselho Tutelar (fone 3356-2150), ao Disque Denúncia (fone 3346-2250) ou ao Disque 100.

Nenhum comentário: