terça-feira, 1 de maio de 2012

Dezessete presos são transferidos de Parauapebas para Marabá

Fotos: Ronaldo Modesto
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), com apoio da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas e do 23º Batalhão de Polícia Militar no município, em especial o Gripo Tático da PM, transferiu na manhã desta segunda-feira (30) para o Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crrama), em Marabá, 17 detentos de justiça que estavam custodiados na carceragem municipal de Parauapebas.

A transferência dos detentos atende à ação civil pública proposta pelo Ministério Público e prolatada pela juíza Eline Salgado Vieira, que responde pela 4ª Vara Cível de Comarca de Parauapebas, na qual a magistrada condena as instalações da carceragem municipal, localizada no Bairro Rio Verde, e determina a remoção imediata de todos os presos custodiados no xadrez pela Susipe para Marabá, ou outro estabelecimento que possua condições de abrigá-los.

Na ação, a magistrada lembra que o problema de superlotação da carceragem de Parauapebas já vem sendo alertado pelo Ministério Público desde 2007, com sugestão inclusive para que o Governo do Pará fizesse obras de reparos nas instalações elétricas e nos espaços de arejamento das respectivas celas, além de limitar o número de presos na carceragem, mas não houve qualquer manifestação por parte do Governo do Estado.

No momento em que os 17 presos deixaram a carceragem do Rio Verde, o e minúsculo espaço contava com 117 detentos, distribuídos na cela nova (28), cela grande (60) e no calabouço (29). Para a próxima quinta-feira (3), serão transferidos mais três presidiários para Marabá.

Relação dos presos
Os detentos transferidos para Marabá são os seguintes: Francisco Danilo dos Reis (arts. 157 e 33), Jeferson Araújo Figueiredo (art. 157), Tiago Costa Lima (157), Rafael Santos Lima (157), Justino Pires de Lima Júnior (157), Diogo Arnaldo Saissem de Alencar (157), Dhiemes Sousa Dias (129), Francisco Santos Conceição (33 e 35), Duliano Diniz Gonçalves (157), Higlan Lima Nascimento (33 e 35), Francisco Paulo de Medeiros (33 e 35), Wilton Aluizio M.de Assunção (157), Rafael Ferreira da Silva (157), Israel Henrique Cândido (157 e 33), Luan Robert da Conceição (129, 157 e 333), Raimundo Nonato Júnior (33) e João Neto da Silva Ferreira (33 e 35). (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: