terça-feira, 29 de maio de 2012

Agentes ministram palestra sobre segurança no trânsito

Fotos: Ronaldo Modesto

Reforçando a necessidade de se pensar num trânsito mais seguro, humano e solidário em Parauapebas, agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) ministraram para 150 trabalhadores associados à Cooperativa Unificada de Mototaxistas, Motoboys e Rodoviários de Parauapebas (Unimoto) palestra sobre educação e segurança no trânsito. O evento ocorreu na última quinta-feira (24), no auditório do quartel do Corpo de Bombeiros, no Bairro Beira Rio.

De acordo com o agente João Monteiro, coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do DMTT, todos os profissionais que prestam serviço de transporte coletivo na cidade participarão de encontros que ocorrerão oportunamente. “Estamos dando início a esta ação que busca melhorar a situação do trânsito. Nosso objetivo é promover esses encontros com certa frequência”, destaca o agente.

Ele explica que, por enquanto, o órgão sentou com uma parte da categoria de uma das cooperativas de mototáxi, ministrando palestras sobre orientações educativas, para depois orientar as outras cooperativas de motoqueiro, vanzeiros e taxistas que operam na cidade.

Nas palestras, são abordados itens como estacionar em locais apropriados, conduzir motocicleta mediante o uso do capacete, não trafegar na motocicleta com mais de dois passageiros, não trafegar por passeios públicos e respeitar sempre o sinal e o agente de trânsito...

Na avaliação do mototaxista Lusivaldo Rodrigues Viegas, presidente interino da Unimoto, as palestras ministradas pelo DMTT são de grande importância para a sociedade. “Para reforçar a necessidade de termos um trânsito mais seguro, é interesse que as palestras se estendam também aos outros colegas que trabalham no transporte da cidade”, opina Lusivaldo Viegas.

Para Damião Fernandes de Alencar, cooperado da Unimoto, as orientações dos agentes de trânsito fizeram com que ele se conscientizasse mais sobre os cuidados que o piloto de moto deve ter ao transitar pelas ruas da cidade.

No cotidiano do trânsito, é frequente em Parauapebas a observação de atitudes inadequadas por parte de alguns condutores de moto, representando riscos a eles próprios e aos demais usuários da via pública. O próximo encontro será realizado nesta quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura de Parauapebas.

VEÍCULOS PESADOS
Na última quarta-feira (23), a direção do DMTT se reuniu com representantes da empresa Vale, Detran, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip) e procuradoria municipal para discutir a criação de um projeto que discipline a circulação de veículos de grande porte na cidade.

O diretor do DMTT, Levindo Araújo Ferraz, apresentou alguns aspectos negativos identificados no trânsito de Parauapebas, em virtude da ausência de instrumento legal que regulamente o tráfego desses veículos, como poluição no ar, danos aos canteiros centrais e calçadas, congestionamentos, aumento no risco de acidentes e estreitamento da faixa de circulação.

A ideia do projeto é restringir a circulação de veículos de carga em determinadas vias, especificando características dos veículos, dias e horários de restrição de zonas de carga e descarga, através de dispositivo legal próprio (decreto, lei municipal).

Os participantes da reunião se demonstraram dispostos a firmar parcerias com o DMTT que viabilizem a elaboração e execução do projeto. Foi acordado que será realizado um novo encontro, no dia 5 de junho, às 19 horas, para apresentação de proposta provisória do projeto, que será elaborada pelo DMTT, juntamente com a procuradoria municipal. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: